Programa leva saúde bucal a crianças e adolescentes


Categoria Saúde
Publicado em 13/07/2015




Mais de duas mil crianças que integram a rede municipal de ensino estão sendo beneficiadas com orientações odontológicas durante esta semana. A mostra Ação Sorriso faz parte dos programas Saúde Bucal e Saúde na Escola, uma iniciativa da prefeitura de Lages, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). O programa busca garantir a prevenção e o tratamento adequado para alunos que estão matriculados nos ensinos infantil e fundamental.

A ação está sendo realizada no ginásio do Sesc onde foram montados 11 estandes e diversas atividades com a participação dos estudantes. Passando pelo circuito, as crianças e adolescentes recebem orientações, materiais informativos, participam de jogos educativos, aprendem a fazer escovação dentária correta, o uso do fio dental e levam para casa um kit bucal com escova e creme dental. E para transformar a mostra em algo lúdico e prazeroso para os pequenos, os bonecos gigantes representando a escova e o dente fazem brincadeiras e interagem.

Um espaço chamado “Tenda das Bactérias” foi montado para que os visitantes visualizem as consequências de um dente mal cuidado pós-alimentação rica em açúcares, com proliferação de bactérias, e o outro lado, com uma escovação correta e os cuidados necessários. “É uma parceria muito importante entre as instituições para levar informações à população mais carente economicamente”, diz a coordenadora do Saúde Bucal, pela Secretaria de Saúde, Priscila Nunes.



Unidades de Saúde e escolas são parceiras

Este é o terceiro ano que o programa é desenvolvido no município e a estimativa é de que 20 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 23 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) participem, além de escolas estaduais. “As Unidades de Saúde trabalham integradas com as escolas, oferecendo um conjunto de questões ligadas à prevenção de doenças bucais e levando o tratamento adequado aos alunos”, diz a coordenadora do programa pela Secretaria de Educação, Neriane Ribeiro.

Para a diretora Eronice Aparecida Gonçalves, do Ceim Clarice Madruga Andrade, do bairro Santa Clara, a parceria da Educação com a Saúde contribui com a qualidade no repasse de informações, pois uma completa a outra. “Desde os primeiros momentos de vida da criança precisa ter atenção voltada a estas questões, da higiene bucal à alimentação correta. É um acompanhamento que se tem na escola e na família”, comenta.



Colaboradores

O coordenador das ações voltadas à Saúde, do Sesc, José Adilson Girardi, explica que a mostra é itinerante e acontece em várias regiões do Estado. A ideia é proporcionar o acesso a ações de recuperação, educação e prevenção em saúde bucal, visando a aquisição de hábitos saudáveis, através da capacitação de agentes multiplicadores – professores e profissionais que atuam com as crianças, coordenadores pedagógicos e diretores, além da participação ativa das crianças nas atividades desenvolvidas, estimulando o acesso ao atendimento clínico odontológico a fim de contribuir na construção de uma comunidade mais saudável.

Para que a ação seja possível, os parceiros contaram com muitos colaboradores, em torno de 50, desde a equipe da residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com sua equipe de dentistas, psicólogos, assistentes sociais e as equipes das Unidades Básicas de Saúde e monitores do Sesc. “É uma mostra lúdica, interativa. Os alunos aprendem uns com os outros a cuidar da sua saúde dental levando as informações também para os familiares”, diz Adilson.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa