Serra Catarinense é referência nacional ao na informatização do SUS


Categoria Saúde
Publicado em 20/07/2015




O que há poucas semanas era uma possibilidade agora é fato. A Serra Catarinense acaba de se tornar referência nacional ao ser a primeira região do Estado e uma das primeiras do Brasil a concluir a implantação do processo informatizado do Sistema Único de Saúde (SUS).

Há dois meses, um levantamento do Ministério da Saúde apontava que a região estava à frente de todas as 16 regionais do Estado, com 88,9% de adesão. O número só cresceu e chegou essa semana à marca de 100%, o que coloca os serranos entre os mais avançados do país em modernidade e agilidade nos serviços de saúde pública.

Criado no ano passado para substituir o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia para reestruturar as informações em âmbito nacional pela internet e melhorar o atendimento às pessoas.

O mecanismo permite que o Ministério da Saúde defina recursos e estratégias nos municípios e acompanhe o desenvolvimento da Atenção Básica, responsável por 52 programas como saúde da mulher, criança e adolescente, prevenção ao tabagismo e odontologia.

Para isso, são reunidas todas as informações necessárias para formar um perfil completo dos pacientes. A migração para o e-SUS é uma forma de agilizar o processo e cruzar os dados depois do atendimento aos pacientes em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e, em breve, no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Assim, é possível conhecer o histórico do paciente e fornecer o atendimento adequado em todo o Brasil.

Fonte: SDR de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 9 °C
veja a previsão completa