História de Ceim é contada através de pesquisa de mestrado


Categoria Educação
Publicado em 21/07/2015




A comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Tia Bira, localizado no bairro Centenário, vivenciou uma experiência diferente na semana passada, quando "voltaram no tempo" e conheceram a história desta que é uma das instituições mais tradicionais na educação infantil de Lages. A "Creche Tia Bira: mito e institucionalização" foi tema de trabalho de conclusão do mestrado, realizado pela coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Mary Isolete Silva Duarte Berteli.

A origem do tema se deu em virtude da trajetória profissional de Mary, que optou por desvendar a realidade que cerca os caminhos tomados pela Creche Tia Bira, estabelecendo um elo entre o passado e o presente, procurando ir além do que se conhece, percebendo a realidade a partir da história não formal. A experiência de 28 anos na área da educação infantil a fez buscar um tema que estivesse ligado à área.

Ao optar pela análise da história da Creche Tia Bira teve o intuito de apresentar características de uma instituição não formal de atendimento à criança, que também assistiu filhos de prostitutas, e que em algum momento de sua história tornou-se destaque na mídia e chamou a atenção de diferentes segmentos da sociedade lageana, num processo de mitificação e institucionalização.

O objetivo foi devolver à unidade escolar a pesquisa de mestrado através da sua sistematização. A entrega oficial da dissertação ocorreu na própria unidade, cujo objeto foi a genealogia da Creche Tia Bira, sobre a qual se buscou ressaltar o começo e como se deu a história dessa instituição de apoio às crianças carentes desde o início dos anos 1960. Estiveram presentes na devolutiva da pesquisa, que aconteceu na quinta-feira (16), toda a equipe de professoras, a coordenação do Ceim e a equipe técnica da Educação Infantil da Secretaria de Educação.

Qualificação

Buscar qualificação é sempre muito importante, e buscá-la através do mestrado é produzir conhecimento através da pesquisa, o que é essencial para os rumos da educação, pois a pesquisa surge como relevante papel na produção do conhecimento, contribuindo para superar lacunas que se formam na área educacional. "Pesquisar é perceber a amplitude e a natureza do objeto da pesquisa, descobrindo como vamos desvendá-lo. É a base, a atividade fundamental de toda e qualquer ciência. Através dela pode-se expressar o conhecimento, desvendando a realidade a partir do esforço teórico-prático do pesquisador em contato com o meio, com o outro e consigo", reforça Mary.

Auxílio escolar

A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Educação, dispõe a Concessão de Licenciamento Remunerado para Cursar o Mestrado, conforme a Lei 353, e auxílio escolar de 50% do valor da mensalidade.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa