Mutirão recolhe três caminhões de lixo eletrônico do Habitação


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 31/07/2015




Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos realizaram um mutirão para o recolhimento de lixo eletrônico no bairro Habitação. Até o fim da tarde, sem intervalo para almoço, foram coletados três caminhões cargo e duas caminhonetes saveiros de materiais. Ao todo foram recolhidos cerca de 500 volumes, desde televisores, aparelhos de som e DVDs, pilhas, lâmpadas, baterias, peças de computadores, máquinas de lavar roupa e outros.

Um ponto fixo de coleta foi implantado na associação de moradores, onde a comunidade levou seus materiais para que fosse dado um destino correto. Equipes também circularam por todas as ruas do bairro recolhendo os equipamentos deixados pelos moradores em frente às suas residências. A ação foi realizada em parceria com a União das Associações de Moradores, a empresa Eco Centro Sul e a campanha Recicla CDL, com o objetivo de retirar do meio ambiente esses materiais eletrônicos altamente poluentes.

O morador João Maria Nunes aproveitou a oportunidade para descartar três aparelhos DVDs e uma máquina secadora de roupas velhos. “Estava com estes equipamentos há aproximadamente um ano, esperando para fazer o descarte corretamente. Não iria colocar na rua, pois sei que os catadores não dariam o destino certo e também sei que são muito poluentes”, diz. E não foi diferente com Iracema da Silva, que entregou um televisor de 21’ que estava estragado há muito tempo. “É muito pesado e difícil de carregar. Ainda bem que a prefeitura passou por aqui, assim não temos transtornos”, comenta.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, a comunidade aceitou muito bem a iniciativa e participou do mutirão. “Logo nas primeiras horas já enchemos uma das caminhonetes. Entre os materiais tivemos cerca de 40 lâmpadas fluorescentes que seriam descartadas de forma incorreta pelos moradores. Cada equipamento que recolhermos é um produto a menos poluindo o meio ambiente”, comenta o secretário. Depois Habitação está agendado o bairro Penha como o próximo a receber o mutirão, com data a ser definida.

A empresa Eco Centro Sul é licenciada para dar o destino correto aos componentes eletrônicos. Todo o material entregue será desmontado e cada peça é destinada a empresas especializadas na reciclagem deste tipo de produto. Segundo Hampel, ainda existem muitos pontos de descarte ilegal pela cidade. “Apesar das campanhas de conscientização e o trabalho de educação ambiental nas escolas, ainda nos deparamos com esta realidade. Percebemos que vem diminuindo, mas a meta é zerar este tipo de problema através das políticas públicas, sempre contando com as parcerias importantes para obter o êxito esperado”, diz.

Além de ações como esta, a campanha pelo descarte correto do lixo eletrônico é permanente na cidade através da parceria com o projeto Recicla CDL. Alguns pontos fixos de coleta foram distribuídos em locais estratégicos. Um deles é no terminal rodoviário, de fácil acesso à população e com atendimento 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Ainda nos dois Caics, nos bairros Guarujá e Santa Catarina, na própria sede da Câmara de Dirigentes Lojistas há pontos de coleta.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa