Profissional aborda ética e fiscalização na vigilância sanitária


Categoria Geral
Publicado em 05/08/2015




Em torno de 35 profissionais de Vigilância Sanitária de Lages e de outros municípios participaram na manhã desta terça-feira (4) da palestra “Ética e fiscalização na profissão de vigilância sanitária”, no auditório da Secretaria de Saúde. O evento foi em alusão ao 5 de agosto, Dia Nacional da Vigilância Sanitária, e teve como ministrante Marly Previatti, fiscal sanitarista e bióloga aposentada, de Florianópolis.

O gerente da Vigilância Sanitária de Lages, Jacir Pasetto, e a secretaria de Saúde, Rose Possato, acompanharam os trabalhos. “Ela (Marly) dividiu os conhecimentos de sua larga experiência nos procedimentos e legislação sanitária, tanto que ministrou diversos cursos básicos e de atualização dentro da fiscalização em Vigilância Sanitária”, ressalta. Os temas abordados permearam tópicos de fiscalização (o quê e de que forma fiscalizar), educação e orientação, além da questão punitiva. “Foi tratado também sobre como se dá o respeito ao servidor público, adquirir e conquistar esse reconhecimento junto ao fiscalizado, como abordar o cidadão”, detalha Pasetto.



Sobre o 5 de agosto

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a data de 5 de agosto está definida pela Lei Federal 13.098, de 27 de janeiro de 2015. A norma prevê que o dia seja marcado por atividades que promovam a conscientização da população, proporcionando esclarecimentos sobre temas relacionados à vigilância sanitária para estudantes, profissionais de saúde e demais cidadãos. As ações devem envolver o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema de Vigilância Sanitária em todas as esferas de governo e estabelecimentos de ensino. O Dia Nacional coincide com a data do nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa