Coleta de lixo eletrônico é sucesso nos bairros


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 20/08/2015




Uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos amenizará problemas com a poluição, decorrentes do destino incorreto do lixo eletrônico. Foram realizadas coletas nos bairros Habitação, no mês de julho, e na semana passada no Araucária. O próximo mutirão já tem data marcada: será na sexta-feira (21), no bairro Penha, das 9h às 16h, sem intervalo ao meio-dia.

Somente no Araucária foram recolhidas 270 unidades, enchendo um caminhão cargo e três caminhonetes Saveiros. No Habitação foram aproximadamente 500 volumes. São materiais altamente poluentes, como baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes, peças de computador, máquinas de lavar, televisores, aparelhos DVDs e outros componentes.

A secretaria monta um ponto fixo de coleta na associação de moradores de cada bairro, onde a comunidade pode levar seus materiais. E os veículos percorrem todas as ruas do bairro recolhendo o que é deixado em frente às residências. “A ação teve ampla participação da comunidade. Inclusive pessoas de outros bairros e da área central da cidade levaram seus equipamentos (ao Araucária) para serem descartados corretamente”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel. O presidente da associação de moradores do Araucária, Carlos Costa, acompanhou a ação da prefeitura.

Ficou definido que, a partir do próximo mês, todas as últimas segundas e terças-feiras de cada mês serão dedicadas ao mutirão. “Dirigimos um apelo também às comunidades escolares para que façam campanhas educativas e disseminem a ideia, pois quem sai ganhando é a população e o meio ambiente”, solicita Hampel.



Para onde é levado o lixo

A Eco Centro Sul é licenciada para dar o destino correto aos componentes eletrônicos. Todo material entregue é desmontado e cada peça é destinada a empresas especializadas na reciclagem desse tipo de produto. Segundo Hampel, ainda existem muitos pontos de descarte ilegal pela cidade. “Apesar das campanhas de conscientização e o trabalho de educação ambiental nas escolas, nos deparamos com essa realidade. Percebemos que vem diminuindo, mas a meta é zerar o índice”, diz.

Além de ações como essa, a campanha pelo descarte correto do lixo eletrônico é permanente na cidade através da parceria com o projeto Recicla CDL. Há pontos fixos em locais estratégicos. Um deles é no terminal rodoviário Dom Honorato Piazera, de fácil acesso e com atendimento 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Outros estão localizados nos Caics dos bairros Guarujá e Santa Catarina e na Câmara de Dirigentes Lojistas.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa