Fazenda capacita produtores para o uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônic


Categoria Economia
Publicado em 20/08/2015




Em treinamento realizado na manhã desta terça-feira,18, na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), a Secretaria de Estado da Fazenda habilitou 20 produtores rurais de Biguaçu a usarem a Nota Fiscal de Produtor Eletrônico, a NFP-e. A partir de agora, esses agricultores, agropecuaristas e pescadores que integram o projeto-piloto terão 30 dias para testar o aplicativo.

Resultado de um ano de trabalho do Sistema de Administração Tributária (SAT) da SEF, a NFP-e deve garantir agilidade ao dia a dia de quem vive e trabalha no campo. Com o programa, o produtor não terá de ir até a prefeitura para prestar contas, o que também significa menos burocracia. Alguns cliques serão suficientes para que a nota seja contabilizada pelos órgãos competentes. “Com a automatização do processo, vamos simplificar a vida desses trabalhadores e ajudá-los a evitar equívocos nas prestações de contas”, explica o secretário Antonio Gavazzoni.

Outra vantagem será a economia de papel, considerando que a nota eletrônica deve substituir a nota convencional em pelo menos 70% dos casos. A meta da Fazenda de SC é lançar a NFP-e no início de 2016. A implantação será gradativa para que todos tenham tempo de se adaptar ao novo programa, que deve alcançar cerca de 300 mil produtores rurais do Estado. “A expectativa é de que os produtores treinados nessa primeira etapa nos deem feedbacks do que pode ser melhorado ou mesmo mudado”, explica o assessor tributário da SEF, Ari Pritsch, que ainda em 2015 deve coordenar outros dois projetos-piloto envolvendo produtores do Litoral e do Oeste do Estado.

Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Aquicultura de Biguaçu, Elson da Silva acompanha o projeto-piloto e tem planos de realizar um grande trabalho de conscientização entre os produtores da região para incentivá-los a aderir ao novo modelo de NFP-e. O trabalho de capacitação desses pequenos produtores também deve contar com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (Senar/SC). “Qualificamos um grupo de instrutores que irá até as comunidades para treinar esses produtores ao uso da NFP-e”, antecipou Emerson Cardoso, que representou o Senar/SC no treinamento realizado nesta terça-feira.

Para o produtor Fábio Bovee, de Biguaçu, que há 11 anos assumiu os negócios da família e passou a trabalhar no cultivo e comercialização de plantas ornamentais, a NFP-e veio em boa hora e deve melhorar a vida de quem vive e trabalha no campo. “É importante porque diminui a burocracia e ainda otimiza o nosso tempo”, explicou.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa