Castração de animais de rua é prioridade nos próximos mutirões


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 16/09/2015




O controle da natalidade de animais de rua e domésticos no município é a nova política de governo adotada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Uma ação inovadora, necessária e que é realidade há algum tempo. No dia 15 de setembro completou-se um ano que iniciaram os mutirões de castração tanto em cães como em gatos. Especificamente para os felinos foram realizados dois mutirões; no primeiro foram castrados 70 e no segundo esse número aumentou, chegando a 100 esterilizações.

O trabalho é realizado sob a responsabilidade do médico veterinário e gerente de Proteção Animal, Rafael Cunha. A meta para o segundo semestre deste ano é chegar a mil castrações. “Nós tínhamos um problema com relação à agenda, pois a capacidade de castração é de dez animais por dia. Muitas pessoas que faziam o pedido não compareciam no dia marcado, dificultando o cumprimento da meta”, conta o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Para tentar solucionar o problema foi feito um levantamento que constatou que Lages possui cerca de 30 protetores voluntários de animais, muitos vinculados a organizações não-governamentais (ONGs). Em reunião com a presença destes protetores, no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Tributo, ficou definido alguns dias para a realização das castrações.

Nas segundas, quintas e sextas-feiras serão castrados animais que estão sob proteção das ONGs. “O objetivo é castrar todos os animais dos protetores. Assim evitaremos a proliferação, inclusive nos locais onde estão abrigados. Acreditamos que vamos conseguir amenizar o problema. São pessoas que realizam um trabalho fantástico para a cidade, com desprendimento e amor diferenciado com a causa. Isso se reflete em vários fatores, desde a saúde pública às questões de trânsito”, afirma Hampel.

Os demais dias da semana serão dedicados para a castração dos animais de rua. “O cadastramento que antes era realizado no Centro Ambiental, no parque Jonas Ramos (Tanque), será cessado e o foco será os animais de rua”, informa o secretário. Os cadastros já existentes poderão aguardar o próximo mutirão. A prioridade será para as protetoras que tiverem o maior número de animais.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:
Chuvoso durante o dia e à noite.


MÁX: 18°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa