Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56
Castração de animais de rua é prioridade nos próximos mutirões - Notícias - Portal Lageano

Castração de animais de rua é prioridade nos próximos mutirões


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 16/09/2015




O controle da natalidade de animais de rua e domésticos no município é a nova política de governo adotada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Uma ação inovadora, necessária e que é realidade há algum tempo. No dia 15 de setembro completou-se um ano que iniciaram os mutirões de castração tanto em cães como em gatos. Especificamente para os felinos foram realizados dois mutirões; no primeiro foram castrados 70 e no segundo esse número aumentou, chegando a 100 esterilizações.

O trabalho é realizado sob a responsabilidade do médico veterinário e gerente de Proteção Animal, Rafael Cunha. A meta para o segundo semestre deste ano é chegar a mil castrações. “Nós tínhamos um problema com relação à agenda, pois a capacidade de castração é de dez animais por dia. Muitas pessoas que faziam o pedido não compareciam no dia marcado, dificultando o cumprimento da meta”, conta o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Para tentar solucionar o problema foi feito um levantamento que constatou que Lages possui cerca de 30 protetores voluntários de animais, muitos vinculados a organizações não-governamentais (ONGs). Em reunião com a presença destes protetores, no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Tributo, ficou definido alguns dias para a realização das castrações.

Nas segundas, quintas e sextas-feiras serão castrados animais que estão sob proteção das ONGs. “O objetivo é castrar todos os animais dos protetores. Assim evitaremos a proliferação, inclusive nos locais onde estão abrigados. Acreditamos que vamos conseguir amenizar o problema. São pessoas que realizam um trabalho fantástico para a cidade, com desprendimento e amor diferenciado com a causa. Isso se reflete em vários fatores, desde a saúde pública às questões de trânsito”, afirma Hampel.

Os demais dias da semana serão dedicados para a castração dos animais de rua. “O cadastramento que antes era realizado no Centro Ambiental, no parque Jonas Ramos (Tanque), será cessado e o foco será os animais de rua”, informa o secretário. Os cadastros já existentes poderão aguardar o próximo mutirão. A prioridade será para as protetoras que tiverem o maior número de animais.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 14°C
veja a previsão completa