Lages adere à campanha Setembro Amarelo


Categoria Geral
Publicado em 17/09/2015




O prédio da prefeitura de Lages ganhou um colorido especial durante a noite. Na fachada um laço de fita feito com luzes de neon amarela simboliza a campanha Setembro Amarelo, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para comemorar o Dia da Prevenção do Suicídio – Diga Sim à Vida, em 10 de setembro. A adesão foi uma decisão do prefeito Toni Duarte depois de um pedido de colaboração enviado pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria a todas as administrações municipais do país. O laço foi instalado pela Secretaria de Turismo e deve permanecer até o fim do mês, de acordo com o secretário Flávio Agustini.

A partir deste ano, no mês de setembro haverá um movimento de conscientização da população sobre a realidade do suicídio em todo o país. Assim como já existe o Outubro Rosa, lembrado pela prevenção contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, para conscientizar sobre as doenças masculinas, o Setembro Amarelo foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio: para mais de 90% dos casos existe prevenção.

O movimento é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. No Brasil, quem está promovendo a causa é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Suas 70 sedes em todo o país vão colocar uma faixa amarela na fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, Estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.

Segundo dados do CVV, a cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública: um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, o número cresce para um a cada 45 segundos. Pelo menos o triplo disso já tentou tirar a própria vida e outros chegaram a pensar em fazê-lo.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa