Udesc Lages promove Semana Acadêmica de Engenharia Florestal


Categoria Educação
Publicado em 22/09/2015




Está sendo realizada no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, a 10ª Semana Acadêmica de Engenharia Florestal (Saef). O evento, que iniciou nesta segunda-feira, 21, no Anfiteatro Caverna, seguirá até sexta-feira, 25, reunindo estudantes, professores e profissionais da área.

O tema desta edição é o papel do engenheiro florestal perante à área de atuação. Durante a abertura, o chefe do departamento de Engenharia Florestal da Udesc Lages, Márcio Navroski, falou sobre a importância do evento. "É uma oportunidade que os estudantes têm para vislumbrar as diversas áreas de atuação. Certamente, será uma semana intensa com o compartilhamento de várias experiências profissionais”.

O primeiro assunto abordado no encontro foi "O manejo das florestas naturais: sustentabilidade e mitos", durante palestra ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Paraná, Evaldo Braz.

Segundo Braz, um dos benefícios básicos do manejo de florestas nativas é oferecer luminosidade. "Este fator colabora no desenvolvimento da floresta e, além disso, garante a produção contínua e é economicamente viável".

O primeiro dia de evento também teve palestras sobre a ideologia do aquecimento global e sobre a gestão ambiental no setor energético. A programação da semana inclui exposição, minicursos, debates, visitas técnicas e a participação da professora da Universidade de Lisboa, em Portugal, Teresa Maria Gonçalves Quilhó Marques dos Santos.

A Saef é organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Caef) Chico Mendes e de acordo com a vice-presidente, Rafaela Amaral, oferece referências profissionais aos participantes. "Esperamos que os assuntos discutidos possam ajudar a definir os rumos da nossa carreira", diz ela.

Para o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, o trabalho em equipe dos acadêmicos resulta em um evento produtivo, que conta com o apoio da direção. "Estamos à disposição para ajudar e incentivar no que for preciso. Continuamos trabalhando na construção do prédio próprio para o curso, que é algo secundário, mas complementa o essencial que são bons professores e os acadêmicos aplicados e motivados".

Fonte: UDESC de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 9 °C
veja a previsão completa