Defesa Civil em estado de alerta


Categoria Geral
Publicado em 08/10/2015




Há previsão de mais de 200 milímetros de chuva até domingo (11). Para prevenir as situações de risco, caso os dados meteorológicos se confirmem, a Defesa Civil de Lages reuniu parte do colegiado para definir ações, na tarde desta quinta-feira (8). Até agora foram registrados 47 milímetros de chuva na cidade, o que já acarretou em pontos de alagamentos e transtornos à população.

Como a previsão é de muito mais chuva para o fim de semana, secretarias municipais trabalham conjuntamente para diminuir os danos. “A reunião serviu para definirmos ações referentes à previsão de chuva que vem se confirmando nos últimos dias, para agirmos sempre com a prevenção, focando direto nos problemas”, destaca o vice-secretário da Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel.



Aulas suspensas nas redes municipal e estadual

A continuidade ou suspensão das aulas para a rede pública municipal e estadual de ensino foi o assunto mais pertinente da reunião e, como a previsão é de muita chuva para as próximas horas, ficou definida a suspensão das aulas para esta sexta-feira (9). Os alunos retornam normalmente na quarta-feira (15). Na segunda-feira (12) é feriado nacional e na terça-feira (13) comemora-se o Dia do Professor.

As aulas das escolas do interior do município também estão suspensas. “Corremos o risco de a previsão se confirmar e, nesses casos, tanto a rede municipal como a estadual apresentam a mesma vulnerabilidade. Precisamos garantir a segurança dos nossos alunos e corpo docente; por precaução, todas as aulas estão suspensas”, afirma a secretária municipal de Educação, Marimilia Coelho. O gerente regional de Educação, Humberto Aloísio de Oliveira, também participou da reunião.



Abrigos de sobreaviso

Os abrigos do município, bem como os ginásios de algumas escolas já estão de sobreaviso para receber as pessoas que precisarem deixar suas residências. “Vamos torcer para que isso não seja necessário, mas precisamos estar preparados para qualquer situação”, diz o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias.



Trabalhos de infraestrutura intensificados

Para conter os pontos recorrentes de alagamentos, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a Secretaria de Infraestrutura realizarão um trabalho conjunto para a desobstrução de bocas-de-lobo visando o melhor fluxo da água. A Secretaria de Agricultura e Pesca disponibilizará de um retroescavadeira que está no interior para agilizar os trabalhos e o Meio Ambiente fará uma ação contínua de limpeza com o auxílios dos bobcats.



Registro de problemas nesta quinta-feira

Os primeiros pontos de alagamento foram registrados perto do meio-dia desta quinta-feira (8). O nível do rio Carahá ficou bastante elevado, ocasionando pontos de transbordamento. No período da manhã os trabalhos da Defesa Civil foram intensos, com pequenos deslizamentos de terra no bairro Guadalupe. No bairro Morro do Posto, na rua Virgílio Ramos, a tubulação não suportou o grande volume da água e estourou. Além disso, vários pontos ao longo da avenida Belizário Ramos foram isolados e chamadas nos bairros São Miguel, Copacabana e Santa Helena foram atendidas. “A equipe está em constante monitoramento nos pontos de risco, principalmente quanto ao leito do rio Carahá. O solo está encharcado e estamos apreensivos com o represamento do rio Caveiras, por isso essas medidas de alerta foram tomadas”, reitera Hampel.

A Defesa Civil orienta que na iminência de qualquer problema deve ser comunicada a coordenadoria municipal através dos telefones 199, 8406-4037, 3222-9661 ou 193, com o Corpo de Bombeiros. A orientação é para que se evite o contato com as águas da chuva e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios, contribui diretamente para a prevenção de problemas.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa