Especialista do Ceasm esclarece dúvidas sobre mamografia e autoexame


Categoria Saúde
Publicado em 15/10/2015




O médico mastologista Fernando Vequi Martins atende semanalmente no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), na rua Carolina Batalha Ribeiro, próximo ao Fórum Nereu Ramos. Neste Outubro Rosa, a agenda de atendimento ocorre às terças (das 13h30min às 15h), quartas (15h às 17h) e quintas (10h às 12h), com encaminhamentos via Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Ceasm presta assistência clínica ginecológica, obstétrica e mastológica.



De acordo com o especialista, baseado em dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estão previstos 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil este ano, correspondendo a 20,8% do total de tipos de câncer que atingem as mulheres no país. Em seguida aparecem de cólon e reto; colo do útero; traqueia, brônquio e pulmão; glândula tireoide; estômago; corpo do útero (endométrio); ovário; linfoma Não-Hodgkin e leucemias.







Agenda lotada



Com a agenda lotadíssima durante o Outubro Rosa, Fernando Vequi recebeu inúmeros convites para ministrar palestras em empresas, para funcionários de serviços de saúde e comunidade. Nesta quinta (15) ele estará em Santa Cecília; dia 19 na NDDigital; dia 20, no Senac; dia 21, na Semana Acadêmica de Medicina (Associação Médica da Serra); dia 22, para colaboradores do Consórcio Intermunicipal de Saúde, e às 20h, para funcionários da Polícia Militar (PM) e 1º Batalhão Ferroviário (BFv); dia 23, em Campo Belo do Sul; dia 24, em Painel; dia 28, no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e na rede Angeloni, e no dia 30, para funcionários e público atendido pelo Consórcio de Saúde.







As verdades e os mitos



A mamografia é o único exame que faz a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama em paciente sem fatores risco. Seguem-se as indicações da Sociedade Brasileira de Mastologia. Em Lages consegue-se utilizar estas recomendações, pois diferem das do SUS. A mulher com 40 anos deve ser submetida à mamografia anualmente. Em paciente com mãe ou irmã com caso de câncer de mama deverá fazer mamografia dez anos antes da idade em que foi feito o diagnóstico, mas não antes dos 25 anos. “Se seguidas estas recomendações teremos uma cobertura superior a 90% dos casos e se seguirmos as do Ministério da Saúde, que é só fazer a mamografia somente aos 50, bienalmente, parando aos 69 anos, a cobertura será em torno de 45%”, explica.



Por isso, segundo ele, incentiva-se, pois a cidade fornece o exame gratuitamente à população dentro da faixa etária. O autoexame, conforme Vequi, é um método perigoso porque assusta as mulheres e as confunde, o que causa-lhes desconforto e insegurança. “Para as mulheres a partir dos 40 anos, o ideal é que façam consulta médica e mamografia, pois o autoexame seria secundário. É muito raro que antes de um ano a mulher já tenha algo palpável, com exame clínico e mamografia normais”, esclarece.



Ele indica o autoexame para pacientes jovens, que já menstruam, mensalmente. “O melhor é fazer no sétimo dia do ciclo menstrual, examinando-se em frente ao espelho. Não se indica o autoexame no período pré-menstrual, quando a mama está ingurgitada (volumosa), densa e mais irregular, provocando confusão”, destaca. O nódulo de mama, de acordo com o médico, se apresenta como uma alteração palpável e delimitada. O nódulo é imutável diante da posição, tem começo e fim, e modifica. “Já a glândula mamária é semelhante a um queijo suíço, contínua, porém irregular, e muda de posição. Se desconfiar de alguma anormalidade, a mulher pode verificar a mama durante uma semana, dez dias. Não precisa sair correndo com intranquilidade”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa