Mãos na Horta incentiva produção de alimentos


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 30/10/2015




O programa Mãos na Horta, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, iniciou no fim do ano de 2014 e nesse tempo já foi difundido e desenvolvido principalmente nas escolas, abrangendo um universo estimado de três mil alunos e professores. Segundo o coordenador, engenheiro agrônomo Jean Pierre Ezequiel, o objetivo é incentivar a criação de hortas urbanas em diversas esferas, seja no âmbito escolar ou nas associações de moradores e entidades não governamentais ou ainda em âmbito particular (hortas domésticas). O resultado prático do programa é a produção de hortaliças, chás e temperos utilizados na culinária popular.

Mudas de hortaliças cultivadas no Horto Municipal do bairro Guarujá são distribuídas gratuitamente para pessoas, escolas e associações interessadas em cultivarem suas próprias hortas. “O programa teve início com a reforma do Horto do Guarujá e isso possibilitou incrementar a produção de mudas de hortaliças e árvores, passando de mil para sete mil mudas por mês”, informa Jean Pierre.

A primeira unidade de cultivo entregue à comunidade está localizada no pátio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gethal (anexo à creche), onde foram plantadas mudas de beterraba, brócolis, repolho, alface, cebolinha verde e salsinha e chás de cidreira, hortelã e capim limão. “São produtos que poderão ser utilizados na preparação da merenda das crianças da creche e da própria escola municipal do bairro”, diz o engenheiro agrônomo. Já existem 19 hortas desenvolvidas pelo programa da Secretaria de Agricultura e Pesca.



Objetivos centrais

Sensibilizar e conscientizar os alunos para o consumo de alimentos saudáveis; trabalhar a sustentabilidade do município; revitalização de terrenos abandonados; auxiliar na redução dos gastos familiares com a compra de alimentos; utilização de resíduos orgânicos na forma de compostagem (adubação orgânica). Esses e outros fatores formam o conjunto de objetivos centrais do programa Mãos na Horta.

Trabalha no projeto equipe formada por engenheiro agrônomo e técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura e Pesca. Os interessados em receber mudas de hortaliças cultivadas no Horto do Guarujá deverão se cadastrar diretamente na secretaria ou através do telefone 3222-0822.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa