Caminhada celebra o mês de promoção à saúde do homem


Categoria Saúde
Publicado em 17/11/2015





As ruas centrais de Lages ficaram mais azuis no sábado (14) pela manhã. Uma caminhada com pessoas vestindo a cor símbolo do mês de promoção e prevenção da saúde do homem e do Dia Mundial do Diabetes chamou a atenção e alertou para a causa. A atividade, alusiva ao Novembro Azul, foi organizada pela Secretaria de Saúde por meio do programa Hiperdia e Saúde do Homem. A iniciativa trabalhou os temas “Agir hoje para mudar amanhã”, da Campanha Nacional do Diabetes 2015, e “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem”, da Campanha de Saúde do Homem.


A caminhada saiu de frente da Catedral, onde ocorreu um alongamento antes das atividades, e desceu a Coronel Córdova até o calçadão da praça João Costa. A secretária de Saúde, Rose Possato, destaca que o evento foi realizado com o intuito de incentivar as pessoas a terem uma vida com hábitos mais saudáveis. Por isso, no fim foi feita uma roda de zumba e todos receberam orientações sobre como viver melhor, comendo bem, fazendo exercícios físicos e cuidando da saúde. As ações foram realizadas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).


Exemplos de vida


Na caminhada, homens, mulheres crianças e famílias inteiras se mobilizaram pela saúde. Um exemplo de união e apoio foi o da jovem Ivana Paulina Barbosa, 27 anos, que desde os 4 convive com o diabetes. Além do pai e da mãe, ela caminhou acompanhada pela sobrinha e dois sobrinhos-netos. Ela tem uma alimentação saudável, faz exercícios, toma os medicamentos na hora certa, faz o controle do HGT e visita os médicos periodicamente. “Não temos que nos acostumar com a doença. Ela é que precisa se acostumar com a gente. Graças a tudo o que faço e com o apoio da minha família vivo uma vida praticamente normal”, garante.



Claudio Nazareno Neto sabe a importância de se cuidar. Ele faz parte da Associação Doce Vida e é o integrante com mais tempo de vida com diabetes. Ele conta que sempre se cuidou e teve o apoio da família. Lembra à época em que o exame para verificar as taxas de glicose era feito com uma mostra de urina num tubo de ensaio. “Sou do tempo que se fazia injeção de insulina com seringa de vidro e agulha de ferro. Hoje, fazer esse tipo de exame é mais fácil e a informação está muito mais ao nosso alcance. Só não se cuida quem não quer”, registra.

Saúde do Homem

Os homens que desejarem consultar um especialista em urologia precisam procurar a unidade de saúde que atende seu bairro. Na unidade, ele é atendido e encaminhado para o urologista. Na policlínica ele terá sua consulta agendada no setor de Saúde do Homem. O telefone para mais informações sobre os cuidados masculinos é o 3251-7993.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa