Projeto incentiva o empreendedorismo entre jovens estudantes


Categoria Educação
Publicado em 20/11/2015




O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores entre os estudantes do ensino fundamental. Em Lages foi implantado na rede de ensino municipal, através da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Os projetos-pilotos foram desenvolvidos nas escolas Frei Bernardino, no bairro Frei Rogério, e Coronel Manoel Thiago de Castro, no Santa Clara. Nesta quarta-feira (18) os alunos da Frei Bernardino apresentaram a devolutiva com participação dos pais, comunidade e autoridades convidadas.

O projeto abrange aproximadamente 260 alunos nas duas unidades escolares, do 1° ao 5° ano, com a participação de 23 professores que passaram por capacitação para realizar as atividades no contraturno escolar. Ao longo do ano letivo todas as disciplinas do currículo pedagógico estiveram voltadas para o projeto, trazendo atividades diferenciadas com foco no empreendedorismo.

Foram realizadas as oficinas nas quais os alunos aprenderam a buscar oportunidades e ter iniciativas, persistência, correr riscos calculados, independência e autonomia, planejamento e autoconfiança, atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional, social). “O objetivo é proporcionar conteúdos de empreendedorismo que poderão ser aplicados não só nos negócios, mas comportamentos que ajudarão por toda a vida”, comenta o coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini.

Com o sucesso do projeto-piloto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, uma das parceiras em Lages, sugere que seja estendido para as demais escolas no ano que vem. “O caminho para os jovens passa pelo empreendedorismo e pelo progresso, capazes de transformar a vida das pessoas. Estamos plantando uma semente e daqui alguns anos vamos colher o resultado do que essas crianças irão fazer por nossa cidade. Com certeza muitos deles serão futuros empreendedores”, acredita o secretário Juliano Chiodelli.

Para a diretora da Emeb Frei Bernardino, o projeto foi um grande desafio e somente foi possível com o envolvimento de toda a equipe de professores e dos pais, que colaboraram com as oficinas. “O projeto incentiva os estudantes a saírem do comodismo e a buscarem mudanças em suas vidas, se tornando verdadeiros líderes”, diz a gestora da escola, Rita Aparecida Duarte Souza.



Alunos aprendem na prática o mundo dos negócios

Durante a devolutiva foram montados estandes onde os estudantes fizeram uma simulação de comércio, com a compra e a venda de produtos elaborados e montados por eles próprios. Uma forma de aprender na prática como é o mundo dos negócios na vida real. Teve barraquinha de comercialização de temperos e ervas aromáticas produzidas durante a oficina “Temperos Naturais”, outra onde foram vendidos brigadeiros, mousses, docinhos diversos e pastéis feitos na oficina “Cores e Sabores”.

Em outra sala foi montada a locadora “Tudo Bem”, com os mais diversos objetos, desde brinquedos, livros e filmes. Os alunos alugavam os materiais por um tempo determinado e devolviam posteriormente. Em um dos estandes foram vendidos brinquedos ecológicos, confeccionados a partir de materiais recicláveis. Tudo era comercializado por um valor simbólico. “A renda seria dividida entre as despesas e o lucro, e o dinheiro revertido em alguma atividade de escolha do grupo, podendo ser a compra de pizzas, um passeio, ou outras opções”, conta a diretora.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa