Lages integra campanha de combate à Aids


Categoria Saúde
Publicado em 03/12/2015




Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os grupos Raízes, Esperança, Garra e a Associação de Apoio Social e Educacional à Família (Acasef), com a colaboração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da FarMais, desenvolvem campanha de conscientização e prevenção, na praça Vidal Ramos Sênior, anexa ao Terminal Urbano de Lages, das 9h30min às 17h.

Profissionais do Programa Municipal de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids (HIV) e Hepatites Virais (HV) repassam informações gerais e distribuem material informativo e preservativo às pessoas que transitam pela praça do Terminal. Serviços básicos de saúde, como medição da pressão arterial e glicemia (taxa de açúcar no sangue) fazem parte das ações desenvolvidas.

A coordenadora do Programa DST/Aids/HV, Luciana Santos Lima, diz que neste dia 1º de dezembro a atenção geral volta-se para a luta contra a Aids. “Hoje, em Lages, o número de casos é significativo. Temos 1.035 pacientes cadastrados, sendo que destes apenas 50% aderiram ao tratamento, que é gratuito, custeado pelo Ministério da Saúde”, destaca. “Hoje o objetivo principal é alertar às pessoas para a importância da prevenção à Aids. O uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas são essenciais nesta luta”, explica Luciana.

O atendimento à comunidade, através do Programa DST/Aids/HV, é feito na Secretaria de Saúde e em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, onde são realizados testes rápidos de HIV, Hepatite C (HCV), Hepatite B (HBSAG) e Sífilis. O atendimento central, na Secretaria de Saúde, é feito por seis profissionais: farmacêutica, técnicas de enfermagem, auxiliares administrativos e coordenadora. “A testagem rápida também é feita nas clínicas particulares e nos três hospitais de Lages”, informa.



ONGs

O grupo Raízes, integrado às ações do Dia Mundial de Combate à Aids, tem na coordenação Edilamar Terezinha Albano. Já a Acasef é coordedanada, em Lages, por Alex Amaral. “Somos um grupo de apoio formado por cerca de 20 pessoas. Recebemos auxílio financeiro da prefeitura e estamos sediados na rua Lauro Müller, 88, onde desenvolvemos cursos de artesanato, entre outras ações de apoio social”, relata Edilamar. Alex Amaral informa que a Acasef presta apoio psicossocial aos pacientes, estando sediada na rua Lauro Müller, 141, sala 12.

O dia 1º de dezembro foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização à prevenção da Aids. Em Santa Catarina são mais de 34 mil casos no período 1984 a 2013. O Estado tem a segunda maior taxa de incidência dentre os entes federados, abaixo apenas do Rio Grande do Sul.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa