Lages está em campanha contra o combate Aedes aegypti


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 14/12/2015




A manhã de sábado (12) foi de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus (causador da microcefalia), patologias que colocaram o Brasil em alerta. O coordenador do Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcio Rodrigues da Silva, liderou grupos de vistoria em residências e estabelecimentos comerciais na região do bairro Guarujá, onde em 2013 foram descobertos cinco focos com larvas do mosquito.

E como não existe vacina contra as anomalias provocadas pela picada do inseto, a varredura é o melhor caminho de prevenção. Material de divulgação foi entregue e agentes percorreram lotes a fim de identificar riscos em vasos de plantas, lonas, restos de construção, entulhos. A mobilização contou com dez agentes de controle da dengue e 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos prestou apoio disponibilizando veículo para recolhimento de materiais em locais de acúmulo de água.

O Programa Municipal mantém visitas semanalmente a uma rede com 600 armadilhas montadas. Ela é disposta com a terceira parte de um pneu de moto e com arame é pendurada a aproximadamente um metro de altura do chão, campo de voo do inseto, e é fixada em local com baixa circulação de pessoas, à sombra, características ideais para postura dos ovos. A cada 15 dias a equipe verifica os pontos estratégicos onde há acúmulo de água parada, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios e floriculturas.



Monitoramento

Com a elevação das temperaturas e aumento do tráfego de turistas nas rodovias que cortam Lages rumo ao Litoral nas férias, vem a preocupação. “Pedimos às pessoas que reservem pelo menos dez minutos para fazer a limpeza do seu quintal, virando garrafas de boca para baixo, eliminando recipientes plásticos e pneus com água parada, verificar calhas entupidas, fazer tratamento de piscinas, entre outros, evitando a proliferação do vetor e surgimento de criadouros”, alerta Marcio.

A casa do segundo sargento Sandro João Ribeiro Rodrigues fica na rua Vitorino Joaquim M. Lopes e foi a primeira a ser visitada logo cedo no sábado. Por ser de carreira militar, a disciplina de manter sua moradia longe de riscos já é rotina em sua família. “Esse trabalho da Saúde nos deixa mais tranquilos. O país está passando por uma epidemia e a atuação dos agentes com certeza diminuirá os perigos. Aqui em casa a gente evita acúmulos em baldes, vasos e poças, mantendo tudo sempre muito limpo”, garante.

A vizinha de Sandro, a dona de casa Vera Lúcia Athayde, diz que esta não é a primeira vez que recebe orientações de prevenção. “A gente liga a TV ou o rádio e é isto que está em evidência. Informação não falta. Prefiro nem ter vasilhas em casa para não me preocupar. Minha dica é que todos colaborem porque é um problema de todos nós”, diz. Quem desconfiar ter encontrado focos deve ligar para (49) 3223-0815 ou 3225-1412, de segunda a sexta, das 13h às 19h. Se confirmado é delimitada uma área protetiva de 300 metros e designada equipe para eliminar o foco.



Saiba mais

Até 2014, Santa Catarina era o único Estado do país sem transmissão da dengue autóctone, ou seja, sem circulação dentro do Estado, pois a maioria dos casos era contraída fora. De lá para cá já existem cerca de 3.600 casos confirmados de dengue, sendo 3.500 em Itajaí, onde foi verificado um caso autóctone de Zika.

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 1º de dezembro foram notificados 10.659 casos de dengue em Santa Catarina. Destes, 3.593 (34%) foram confirmados sendo 2.358 por critérios laboratoriais e 1.235 por clínico-epidemiológico; 6.178 foram descartados e 888 (8%) casos suspeitos estão em investigação. Do total de casos confirmados, 3.274, ou seja, 91% são de transmissão dentro do Estado; 260 (7%) são de transmissão de fora de Santa Catarina e 59 (2%) estão em investigação.

Os casos confirmados até o momento dentro do Estado tiveram como local provável de transmissão os municípios de Itajaí, Chapecó, Itapema, Joinville, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Bombinhas, Canoinhas, Cordilheira Alta, Corupá e Tubarão. Entre os com maiores incidências destacam-se Itajaí, Itapema e Chapecó.

O mosquito transmissor do vírus da dengue, Zika e Chikungunya se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e nítida faixa curva branca de cada lado do tórax. Nas patas apresenta listras brancas. Vive de 35 a 45 dias, alimenta-se, reproduz-se e põe ovos durante o dia. As fêmeas picam as pessoas, pois precisam de sangue para amadurecerem os ovos. É nesse momento que pode ocorrer a transmissão das doenças.
A fêmea deposita até cem ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada, onde podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de aproximadamente sete dias.



Orientações

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda

Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

Mantenha lixeiras tampadas

Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, principalmente as caixas de água

Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água

Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana

Mantenha ralos fechados e desentupidos

Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana

Retire a água acumulada em lajes

Dê descarga no mínimo uma vez por semana em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada

Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa