Secretaria retoma as atividades do passeio ciclístico


Categoria Saúde
Publicado em 25/01/2016




O ano de 2016 será voltado à promoção e prevenção a saúde, com a prática de atividade física. E para começar o ano com força total, a Secretaria de Saúde promove no próximo sábado (30), a primeira edição do passeio Pedalando com a Saúde. O ponto de encontro dos ciclistas será na praça Joca Neves. O evento inicia a partir das 13h30min com atividades de educação em saúde, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações sobre atividade física, avaliação física e aulão de zumba, que será um aquecimento para o passeio. “Todas essas atividades serão oferecidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc)”, destaca Sara.

Anteriormente denominado Estação Bike, o Pedalando com a Saúde visa dar continuidade aos passeios mensais realizados desde 2013, com o intuito de agregar família e amigos junto à prática para uma vida mais saudável. O projeto é promovido pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “A população estava nos cobrando sobre a retomada do passeio ciclístico do município, então a equipe resolveu retomar o projeto. A mudança do nome foi uma readequação com a Secretaria de Saúde, que terá o apoio das demais secretarias, órgãos e instituições para a viabilização do evento”, explica Sara Duarte, coordenadora do passeio.

O intuito da secretaria está em divulgar os benefícios sobre o uso da bicicleta e da importância sobre a prática alguma atividade física, visando à melhora e manutenção do condicionamento físico e, consequentemente, da saúde em geral. “A adoção de hábitos saudáveis reduzem os risco de ser acometido por doenças provenientes ao sedentarismo, como diabetes e obesidade. Além disso, devem-se considerar os benefícios ao meio ambiente, já que a bicicleta é um veículo de locomoção barato e que não polui”, explica.

A expectativa é que muitas pessoas adiram à iniciativa. “O antigo Estação Bike caiu no gosto dos ciclistas e esperamos repetir os feitos das últimas edições com o Pedalando com a Saúde. Em Lages há quase mil ciclistas amadores que pedalam diariamente, sendo assim, queremos mostrar que o município é amigo do ciclista e que os lageanos estão mudando sua visão sobre mobilidade urbana e preservação do meio ambiente”, conta.

Os grupos de ciclistas de Lages, Pedal Rosa, Papa Léguas e Bike Serra já confirmaram presença no evento. “Acredito que pelo menos 50% dos integrantes que cada grupo esteja conosco no sábado, para contribuir na valorização do esporte e na maior visibilidade ao ciclista”, afirma.



Percurso



Antes do passeio, depois de toda a preparação e aquecimento, haverá uma rápida explanação da Polícia Militar sobre o comportamento do ciclista no trânsito, seus direitos e deveres.

A saída está marcada para as 16h e serão percorridos cerca de 10 quilômetros, a partir da praça Joca Neves pela rua Castro Alves, em direção a avenida Belizário Ramos, na altura da floricultura Sempre Verde, acompanhando o sentido do fluxo de veículos, até a ponte da rua Cirilo Vieira Ramos, no bairro Caça e Tiro. “O retorno será pelo mesmo trajeto, mudando apenas a pista da via, sendo que este percurso será bastante tranquilo, sem fortes subidas ou descidas”, destaca Sara.

Voltando à praça Joca Neves, haverá a distribuição de água e frutas, sorteio de pequenos brindes como garrafas d’água e bonés e o encerramento com toda a equipe. “Orientamos que os ciclistas levem um lanche saudável, principalmente para as crianças, pois será uma tarde repleta de atividades”, afirma.

Para garantir a segurança dos ciclistas a Polícia Militar, Agentes de Trânsito e equipe de apoio ao avento estarão orientando o trânsito para dar passagem aos participantes. A parceria com a empresa Cycles Beto também garantirá a rápida revisão das bicicletas antes do passeio e um carro de apoio, caso ocorra algum imprevisto durante o caminho, acompanhará o trajeto. “O percurso não é muito longo, mas demanda de atenção à segurança, por isso ofereceremos toda estrutura que os ciclistas necessitarem”, diz Sara.

As inscrições são gratuitas e serão feitas momentos antes da saída para o passeio. Para se inscrever é necessário apenas um documento de identificação. Todas as crianças deverão estar acompanhadas de um responsável.

A próxima edição do Pedalando com a Saúde já tem data para acontecer. Será no dia 27 de fevereiro e sempre acontecerá no último sábado de cada mês, até julho. Em outubro as atividades serão retomadas. Em caso de chuva o evento será cancelado até a data do seguinte, no próximo mês.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa