Lages está engajada na luta contra a tuberculose


Categoria Saúde
Publicado em 23/03/2016




A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de transmissão respiratória que afeta aproximadamente nove mil pessoas em todo o planeta. Nas últimas décadas, os órgãos de saúde vêm lutando para controlar a epidemia, através de programas preventivos. A batalha impulsionou a criação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data é celebrada em 24 de março, em alusão aodia do descobrimento do bacilo causador da doença. Lages está engajada na luta contra a tuberculose. Durante toda a semana as Secretarias de Saúde e de Assistência Social promoveram ações conjuntas para conscientizar apopulação.

O trabalho educativofoi realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde(UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Márcia Spíndola, os técnicos prestaram esclarecimentos sobre a doença e orientaram as pessoas a buscarem auxílio especializado mediante a apresentação dos sintomas. Eles também distribuíram material ilustrativo como folder e panfletos para disseminar o conceito da prevenção.

A tuberculose é transmitida através do espirro e da fala. Essa transmissão é facilitada pelo contato direto com o doente que não se submete ao tratamento adequado. Os principais sintomas são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas; cansaço excessivo; febre baixa;suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; e rouquidão.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa