Projeto busca evidenciar obras do Art Decó no Centro da cidade


Categoria Cultura
Publicado em 11/04/2016




ages é a cidade catarinense com o maior número de prédios com arquitetura referenciada no movimento Art Decó. O edifício Armando Ramos, localizado na rua Nereu Ramos, ganhou pintura nova e os elementos de ornamentação e as linhas retas ficaram ainda mais destacados com esse processo de conservação.

O projeto Centro Lages, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), busca a revitalização da área central. Motivar e dar suporte aos interessados em fazer essas e outras manutenções em obras das décadas de 40 e 50, e que tem caraterísticas do movimento de arte e arquitetura, está entre os objetivos.

O acervo lageano de Art Decó é uma mostra da evolução histórica, política e econômica expressa em obras comerciais e residências como teatro Marajoara, o antigo Cine Tamoio e o edifício Doutor Acácio. Formas geometrizadas e linhas de força verticalizadas, que expressam a altura do edifício, marquises arredondadas e elementos ornamentais influenciados por costumes, tradições e artes de alguns povos são características do movimento mundial.

Estudo de outros acervos
Em Miami, nos Estados Unidos, isso é aproveitado como produto turístico. Em viagem técnica com a equipe do Sebrae e CDL, o arquiteto Malek Ráu Dabbous constatou o aproveitamento comercial desse tipo de arquitetura. "Temos aqui em Lages edifícios com qualidade estética superior, mas o estado de conservação lá hoje é superior", avalia. Malek ressalta que os trabalhos em Art Decó em Lages foram muito bem construídos e mantém seus aspectos originais. Isso dá condições, em alguns casos, de fazer apenas manutenções nas obras.

Este foi o caso do edifício Armando Ramos, um prédio de uso misto, muito comum para esse tipo de projeto, com salas comerciais na parte de baixo e residências em cima. O esquema de cores foi escolhido a partir do estudo feito nos Estados Unidos. "Essa leitura das cores valoriza o conceito proposto". As janelas de um dos lados da parte externa e frontal são originais. Internamente, o guarda corpo de madeira e parte do revestimento das escadarias e do chão são os mesmos da época da construção.

Arte e arquitetura como diferencial empreendedor
"Vejo a arquitetura como arte, e isso precisa ser mais bem aproveitado", diz Malek, reforçando que os americanos utilizam a história e arte para empreender. Para ele, o Art Decó pode ser um movimento de grande transformação do Centro de Lages. A arquitetura e o patrimônio cultural podem ser um diferencial para impulsionar o comércio, as atividades de lazer e o turismo. "O Centro Lages é o ponto de partida. Por meio dele haverá pesquisa, planejamento das ações, envolvimento das pessoas e disseminação da cultura e das informações".

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa