Sinditêxtil empossa diretoria e foca no associativismo


Categoria Economia
Publicado em 18/04/2016




O documento de posse da diretoria eleita para comandar o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Vestuário e do Calçado de Lages e Região Serrana (Sinditêxtil) foi assinado nesta sexta-feira (15) na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra. Luciano Müller conduzirá os trabalhos do sindicato por mais dois anos. Uma das primeiras ações para essa nova etapa foi falar sobre associativismo para o desenvolvimento do setor.


Há dois anos ligados à Fiesc, o Sinditêxtil abrange 19 municípios da região e representa 90 empresas do setor e corresponde a 7% da indústria regional. Luciano diz que 75% delas são de micro e pequenos empresários. O restante é da média e grande empresa. No planejamento estratégico desenhado pelo sindicato estão as ações conjuntas para o fortalecimento do setor. "Temos que buscar fazer as coisas juntos, desde a propaganda até a compra de produtos".


Santa Catarina é um dos polos têxteis mais importantes do país. Com a atual situação de instabilidade econômica, Luciano avalia como desafio a concorrência desleal do mercado internacional. "Os produtos entram no Brasil com muita facilidade e isso não ocorre quando queremos exportar", exemplifica.


Uma das alternativas buscadas, especialmente pelo pequeno empresário, é ser inovador buscando outros nichos de mercado. "É mais fácil para os menores se adaptarem a essas adversidades, porém, é preciso estar unidos para sermos fortes". A Fiesc compreende que é preciso estar mais próximo dessas empresas e buscar no auxilio aos sindicatos o fortalecimento do setor.


Para o vice-presidente da Fiesc para a Serra, Israel Marcon, é preciso definir estratégias coletivas, e a Federação tem todas as ferramentas para auxiliar nesse processo. "Temos uma Unidade de Desenvolvimento Associativo que trabalha na profissionalização da gestão sindical, promovendo palestras, encontros e cursos de capacitação". Além disso, a Fiesc presta assessoria na elaboração de projetos de promoção associativa para os sindicatos da indústria.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa