Vice-presidente da Fiesc visita instituições de ensino na Serra Catarinense


Categoria Educação
Publicado em 18/04/2016




Na Serra Catarinense o sábado (16) foi dedicado à primeira edição do Dia da Família na Escola. Diversas atividades educativas, recreativas e de saúde foram preparadas pelas instituições de ensino de Lages e região para receber pais e filhos. Acompanhado de integrantes da Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação, que integra a vice-presidência Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra Catarinense, o vice Israel Marcon visitou as escolas públicas Belisário José Luis e Valmor Antunes dos Santos, em Campo Belo do Sul. Em Lages, a comitiva acompanhou os trabalhos na Escola Belisário Ramos, no Serviço Nacional da Indústria (Senai) e no Serviço Social da Indústria (Sesi).



Ao conversar com os participantes, o vice-presidente da Fiesc destacou a importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos fica comprovada no rendimento dos estudantes, que é superior aos que não recebem acompanhamento da família. ˝Os pais têm papel fundamental na educação das crianças e precisam estar presentes na escola acompanhando seus filhos. Acredito que só assim, com a ajuda de todos, conseguiremos melhorar os índices educacionais da nossa região e de Santa Catarina˝.



Exemplos a serem seguidos


A história escolar da Jovem Embaixadora do Movimento Camila Maria Maziero de Liz é um exemplo a ser seguido. Os pais sempre acompanharam o desempenho dela e dos outros quatro irmãos na escola. E no sábado não foi diferente. Moradores de Correia Pinto, eles vieram especialmente para participar junto com a filha das atividades preparadas pelo Senai em Lages, onde a adolescente estuda. ˝Sempre acompanhei de perto o desenvolvimento dos meus filhos. A notícia de que Camila seria embaixadora nos deixou muito feliz. E hoje estou aqui porque acredito, de verdade, que somos juntos com a escola responsáveis pela educação dos nossos filhos˝, afirma o pai Casemiro de Liz, funcionário público aposentado.



Assim como os pais de Camila pensa a professora aposentada Marcia Aparecida Nerdes. Ela conta que sempre participou das atividades da filha Milena Nerdes Varela na escola Belisário José Luis, no interior da cidade de Campo Belo do Sul. Por conta de problemas de saúde, atualmente ela tem algumas limitações físicas, mas, mesmo assim, segue acompanhando a escola, a educação e o desenvolvimento de Milena. ˝Gosto de estar sempre perto da escola, contribuindo e participando˝.



Atividades desenvolvidas


Em Capão Alto as famílias foram recebidas com café da manhã, e em seguida participaram de palestras e atividades ligadas à saúde, informática e outras ações que ocorreram nas duas escolas.

Em Lages, no Belisário Ramos e Senai, a programação foi pela manhã. Destaque para as atividades culturais, de saúde e beleza. No laboratório físico-químico do Senai os alunos desenvolveram álcool gel e distribuíram amostras aos visitantes como forma de alertar para a prevenção da gripe H1N1. No Sesi as ações ocorreram no período da tarde com atividades internas e externas. Houve recreação, atividade física e oficinas de pintura, argila, musicalidade e outras.



Dia da Família na Escola será comemorado todo terceiro sábado de abril


O Dia da Família na Escola se tornou lei em janeiro de 2016 por proposição da Fiesc por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, iniciativa desenvolvida pela Federação desde 2012. O Movimento obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Agricultura (Faesc) e Transportes (Fetrancesc), além de entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (Sesi e Senai), do comércio (Sesc e Senac), dos transportes (Sest e Senat) e da agricultura (Senar).



Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa