Campanha começa na hoje em Lages


Categoria Saúde
Publicado em 25/04/2016




Começa na segunda-feira (25), em todo o Estado, a campanha da vacina trivalente A (H1N1 pdm09), A (H3N2) e Influenza B 2/2012, preventivas à gripe. Lages está mobilizada para a prevenção e combate de novos casos de H1N1. A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 80% das 54.311 pessoas que se encaixam nos grupos de risco.Somente neste ano foram confirmados mais de 70 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina (SRAG). Destes, 22 de Influenza, todos pelo vírus Influenza A (H1N1).

Pensando na prevenção, a Secretaria de Saúde mobilizará as equipes das 23 salas de vacina e da Central para combater o vírus. No âmbito nacional a campanha acontece até o dia 20 de maio e não haverá prorrogação. Quem necessita da dose da vacina deve procurar pelo atendimento o mais breve possível.Durante a campanha o horário de atendimento na central de vacinas será diferenciado e acontecerá de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 13 às 19h. “Trabalharemos com horário estendido”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica, Márcia Spindola.

Além disso, haverá uma sala extra para vacinação na Policlínica Municipal e uma sala extra no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). O horário da Policlínica também foi ampliado e acontecerá entre às 8h e às 12h e das 13h às 18h. “Atenderemos as crianças e idosos na Central de Vacinas da Vigilância Epidemiológica. A sala extra da Policlínica será destinada às crianças maiores de 5 anos e adultos que se encaixam nos grupos de risco”, explica Márcia.

Durante a semana, nas 23 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o horário continua o mesmo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cerca de 130 funcionários da Secretaria de Saúde estarão envolvidos no dia D, 30 de abril. “Esperamos que a população procure imediatamente o atendimento, e que não fique esperando a prorrogação da campanha”, diz.



Grupos de risco

Assim como nos anos anteriores, o foco da campanha é o público considerado em situação de risco, ou seja, são mais vulneráveis à contaminação: gestantes; idosos; doentes crônicos (pessoas que sofrem com obesidade, diabetes, doenças respiratórias, problemas cardíacos, imunodepressão e hipertensão); crianças de 6 meses até a idade de 4 anos, 11 meses e 29 dias; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional.

Para facilitar o atendimento é imprescindível a apresentação da carteira de saúde das crianças, carteiras de pré-natal das gestantes e puérperas e carteira de vacinação ou documento de identidade nos demais grupos.“Nos casos de doentes crônicos, o paciente deve levar atestado médico ou receita do medicamento (atualizados). No caso dos hipertensos, o paciente só receberá a dose da vacina se comprovar que a comorbidade apresenta alguma patologia (esse é um critério do Ministério da Saúde)”, destaca Márcia.





Ala para pacientes sintomáticos no pronto-atendimento



Desde a confirmação da primeira morte por conta do vírus H1N1 em Lages, a Secretaria de Saúde tomou uma série de medidas para priorizar o atendimento aos pacientes que apresentam sintomas da gripe. Tanto que houve uma adaptação no pronto-atendimento Tito Bianchini, mantendo uma ala exclusiva para pacientes sintomáticos, sem acompanhante, e equipe exclusiva e capacitada para identificação das Síndromes Gripais. O objetivo é a detecção e tratamento precoce.



Dicas preventivas

Além da vacinação para os grupos prioritários, há estratégias eficazespara redução da doença grave entre a população mais vulnerável. Entre elas está a higiene respiratória/etiqueta da tosse, medida capaz de reduzir a circulação viral, pois previne a disseminação entre as pessoas; e o tratamento precoce com medicamentos antivirais, que ajudam a evitar a evolução para as formas graves.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa