Campanha acontece até 20 de maio e não há motivo para correria


Categoria Saúde
Publicado em 26/04/2016




A campanha nacional de vacinação trivalente A (H1N1 pdm09), A (H3N2) e Influenza B, preventivas à gripe, iniciou em toda Santa Catarina nesta segunda-feira (25). O primeiro dia em Lages foi marcado pela grande procura da população que, assustada pelos casos de óbito já confirmados no Estado, formou grandes filas para o atendimento.A diretora da Vigilância Epidemiológica em Lages, Márcia Spindola, explica que não há motivos para tumulto, uma vez que a campanha acontece até o dia 20 de maio.

A meta em Lages é vacinar 80% das 54.311 pessoas que se encaixam nos grupos de risco. “Nos anos anteriores não tivemos uma procura tão grande assim logo no primeiro dia. Isso demonstra que a população está mais consciente sobre a doença, porém, não há motivospara correria. Temos um mês para aplicar a vacina”, explica.

Márcia faz um apelo para a população para que não procurem somente a Central de Vacinas e a Policlínica Municipal. “Lages têm 23 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros. As pessoas podem procurar a UBS mais próxima sem necessitar se deslocaraoCentro”, diz.

Nos casos das UBSs que não possuem sala de vacina, sendo as dos bairros Universitário, Vila Nova, Caça e Tiro e Conta Dinheiro (UBS São José), o cidadão deve procurar pela mais próxima e evitar aglomeração na Central. “Há relatos de pessoas que estavam na fila desde às 4h desta segunda-feira. Não é preciso chegar a esse extremo”, afirma.

A dona de casa Elvira GraciZanoni, 67 anos, mora no Vila Nova e como não tem sala de vacina na UBS do bairro, ela tratou de procurar atendimento na policlínica. “Eu sempre me vacino logo no início da campanha. Com a idade que tenho é preciso prevenir, mas eu não imaginava encontrar tanta gente assim logo no primeiro dia”, conta.



Grupos de risco

Devem procurar pela vacina o público considerado em situação de risco, ou seja, são mais vulneráveis à contaminação: gestantes; idosos; doentes crônicos (pessoas que sofrem com obesidade, diabetes, doenças respiratórias, problemas cardíacos, imunodepressão e hipertensão); crianças de 6 meses até a idade de 4 anos, 11 meses e 29 dias; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional.

Para facilitar o atendimento é imprescindível a apresentação da carteira de saúde das crianças, carteiras de pré-natal das gestantes e puérperas e carteira de vacinação ou documento de identidade nos demais grupos. Nos casos de doentes crônicos, o paciente deve levar atestado médico ou receita do medicamento (atualizados) e para os hipertensos, o paciente só receberá a dose da vacina se comprovar que a comorbidade apresenta alguma patologia, sendo este um critério do Ministério da Saúde.



Horários de atendimento

Durante a campanha o horário de atendimento na Central será, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 19h. Além disso, uma sala extra foi instalada na Policlínica Municipal e outra no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). O horário da Policlínica também foi ampliado, funcionando das 8h e às 12h e das 13h às 18h no período da campanha. Durante a semana, nas 23 salas de vacina das UBSs, o horário continua o mesmo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cerca de 130 funcionários da Secretaria de Saúde estarão envolvidos no dia D, 30 de abril.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa