Administração municipal e Samt inauguram o Centro-Dia do Idoso em Lages


Categoria Saúde
Publicado em 03/05/2016




O primeiro Centro-Dia do Idoso da Serra catarinense foi inaugurado neste sábado (30) pela manhã, no bairro Chapada, numa iniciativa da prefeitura em parceria com a Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) e a instituição filantrópica Cidade do Novo Amanhã. Presente ao ato inaugural, ocorrido às 10h30min, o prefeito Elizeu Mattos disse que há tempos havia surgido o desafio de se criar em Lages a Cidade do Idoso, nos moldes de programa assistencial existente na cidade de Chapecó.

Segundo Elizeu, quando assumiu a prefeitura, um dos desafios foi estruturar atendimento aos idosos, encontrando na Samt a parceria ideal para desenvolver o projeto. A presidente da Samt, Rosa Abou Hatem, conhecendo o trabalho desenvolvido na Cidade do Novo Amanhã por um grupo de voluntários, entre eles Roberto Pickler Baesso (presidente), Paulo Dellajustina e Ilson Barros, em prol de pessoas necessitadas de amparo e acolhimento socioassistencial, propôs a criação do Centro-Dia do Idoso.

E foi assim que, unindo forças e ideais, o projeto-piloto da administração pública municipal se tornou realidade. Coube à instituição filantrópica ceder o espaço e infraestrutura já existente no bairro Chapada, enquanto que a prefeitura e a Samt disponibilizaram o restante, executando as obras de melhorias necessárias para bem acolher e assistir os idosos em suas necessidades básicas diárias.

Quem será atendido

O Centro-Dia estava em funcionamento experimental desde o dia 28 de março, anexo à Cidade do Novo Amanhã. Haverá destinação de verba federal para custeio, mas inicialmente a Samt é quem banca as despesas. A Samt possui a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social, que a habilita na prestação desse tipo de serviço. “O foco é proporcionar cuidados físicos e momentos de integração social e de carinho a pessoas acima de 60 anos, de baixa renda, dotados de limitações e dependência cognitiva, com direitos violados. São casos em que os vínculos familiares e comunitários não estão rompidos, mas os idosos se encontram em vulnerabilidade ou sozinhos em casa durante o dia”, explica Rosa.

O Centro-Dia contempla ainda idosos vítimas de algum tipo de violência doméstica ou abuso. Terão um espaço destinado à permanência diurna onde será promovida a saúde através do envelhecimento ativo. A ideia é evitar o acolhimento de longa permanência em casa e possibilitar ambientação adequada com espaço clínico para atendimentos individuais e coletivos. Atividades físicas e recreativas, disponibilidade de biblioteca, e possibilitando troca de experiências, bem como palestras, incrementam a agenda diária, tudo isso em meio a um aconchegante espaço físico com bosques e estufas para cultivo de hortaliças e flores, e quadras para lazer e caminhadas.

Nesta primeira etapa serão atendidos 30 idosos homens da região dos bairros Tributo, Guarujá, Dom Daniel, São Sebastião e Vila Mariza e dos loteamentos Vila Esperança, Cristal, Morada do Sol e Nadir. A Samt utilizará experiências já desenvolvidas através do Projeto Com... Viver, de amparo e desenvolvimento de atividades motoras e psicológicas com idosos das três casas asilares de Lages, além do Grupo Espírita Obreiros da Nova Era (Geone).

Equipe multidisciplinar

O Centro-Dia funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que no fim do dia os idosos retornarão às suas casas. A Samt oferece transporte e cinco refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e café da tarde com reforço como sopa e canjica, além de banho e repouso para idosos com ou sem residência fixa. O horário do usuário poderá ser flexibilizado, conforme a necessidade da família, atendendo preferencialmente os que necessitam de atendimento em período integral.

Haverá um regimento interno e termo de responsabilidade. Serão oferecidas, gratuitamente, atividades terapêuticas de atenção nas áreas de saúde, assistência, fisioterapia, psicologia, ocupacional, de lazer e apoio sociofamiliar. Os objetivos específicos são preservar e estimular a autonomia e independência dos idosos e incentivar a permanência do mesmo junto à família, fortalecendo seus vínculos.

Contando com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, o Centro-Dia está estruturado com equipe multidisciplinar formada por coordenador geral, assistente social, auxiliar administrativa, auxiliar de serviços gerais, cuidador de idosos, educador físico, terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista, médico, enfermeiro, estagiários e voluntários. “No período vespertino os idosos do Com... Viver se integrarão aos do Centro-Dia em prática do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, finaliza Rosa.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa