Acadêmicos conhecem a estrutura da Semasa


Categoria Educação
Publicado em 20/05/2016




O prefeito Elizeu Mattos e o secretário municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Benjamin Schultz, recepcionaram, nesta quinta-feira (19), 46 acadêmicos do curso de engenharia sanitária e ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). De Florianópolis, se deslocaram a Lages para conhecer o funcionamento e os serviços prestados. Acompanhados pelos professores Ramon Lucas Dalsasso, da disciplina sistemas de abastecimento de água, e Maurício Luis Sens, da disciplina tratamento de água, eles conheceram o sistema de captação, tratamento e distribuição.

Maurício destaca que as visitas técnicas são fundamentais para a formação de futuros profissionais e que em 30 anos de atuação e viagens com seus alunos esta é a segunda vez em que foram recepcionados pelo prefeito de uma cidade visitada. “Isso demonstra o interesse e cuidado do administrador com as águas em seu município. A outra vez que isso ocorreu foi em São Paulo, quando fomos recebidos pelo então prefeito Mario Covas”, revela.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Popular, os universitários conheceram o centro de controle operacional, de onde se controla toda a distribuição de água da cidade e todo o sistema de tratamento. Na sequência foram à Estação de Recalque de Água Bruta III, que integra o sistema de captação de água, às margens do rio Caveiras.

Os acadêmicos foram conhecer ainda os boosters (sistemas de bombas submersas) instalados na rótula do bairro da Penha, que bombeia água para essa região, e na rua Mateus Junqueira, que bombeia água para os bairros Bela Vista, Cidade Alta e Santa Helena. A visita incluiu ainda o reservatório de distribuição R-16, na Cidade Alta, com duas células de 300 mil litros cada, e o reservatório de apoio R-1, no Morro do Posto, com capacidade de quatro milhões de litros.

Elizeu explica que Lages está aperfeiçoando o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, investindo em inovações e melhorias. Hoje a Semasa trata 50 milhões de litros de água por dia (600 litros por segundo). No verão, essa quantidade chega a 60 milhões de litros/dia de água captada, tratada e distribuída.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa