Udesc completa 51 anos de fundação com legado de qualidade no ensino


Categoria Educação
Publicado em 21/05/2016




Nesta sexta-feira, 20 de maio, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) atinge a marca dos 51 anos com números expressivos. São mais de 15 mil alunos, 55 cursos de graduação e 41 de pós-graduação (mestrados e doutorados), 12 unidades presenciais em dez cidades catarinenses e 28 polos de ensino a distância.

Os cursos oferecidos são das áreas de saúde, tecnologia, educação, arte e socioeconômicas, sempre voltados para o perfil das regiões de SC.

Em 2015, a Udesc obteve conceito 4 (o máximo é 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior, que é avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e, com isso, consolidou sua posição como a segunda melhor de Santa Catarina. Em 2014, a Udesc foi considerada pelo MEC a quarta melhor universidade pública estadual do País.

Oito cursos oferecidos no Vestibular de Inverno da Udesc, cujas provas ocorrerão em 5 de junho, apresentam conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC).
Na lista, estão cursos de Florianópolis (Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas e Licenciatura em História); de Balneário Camboriú (Administração Pública); de Chapecó (Zootecnia); de Joinville (Engenharia de Produção e Sistemas); e de Lages (Medicina Veterinária).

"Estamos em um momento importante da nossa universidade, quando a prioridade é qualificar ainda mais os cursos oferecidos, as ações de pesquisa e extensão, além da nossa estrutura", diz o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Pesquisa e extensão de ponta

Na pesquisa, a universidade estadual mantém 142 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Professores e alunos da Udesc realizam 500 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.

Entre elas, destacam-se as atividades do Núcleo Extensionista Rondon (NER), que fará sua 12ª operação, chamada Portal do Oeste, entre 6 e 16 de julho.

Fonte: UDESC



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa