Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56
Polícia Militar Ambiental firma convênio pioneiro com uma companhia de água - Notícias - Portal Lageano

Polícia Militar Ambiental firma convênio pioneiro com uma companhia de água


Categoria Polícia
Publicado em 10/06/2016




Uma união de esforços inovadora entre órgãos de autarquias públicas foi consolidada no fim da tarde desta terça-feira (7). Com a intenção de proporcionar melhor qualidade de saúde e, consequentemente, de vida, à comunidade de Lages e da Serra, o prefeito Elizeu Mattos assinou convênio envolvendo a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e a Polícia Militar Ambiental de Lages. Trata-se da primeira parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina e uma companhia de águas no Estado.

A parceria destina-se à coleta, análise e estudos de amostras de água em nascentes relativas ao rio Caveiras em localidades rurais e ações de educação ambiental com as comunidades, orientando-as. Serão mapeados 18 pontos na área da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). “Toda forma de iniciativa inovadora me chama a atenção”, ressalta Elizeu.

A Semasa, segundo ele, é uma companhia que hoje “está nos trilhos”. “Lages tem, atualmente, R$ 100 milhões em volume de obras em saneamento básico. A Semasa dá lucro e esta parceria é mais uma ação que merece o nosso reconhecimento”, frisa. “Que este seja um trabalho referencial. Outras cidades não se preocupam com o meio rural”, ressalta o comandante da Polícia Ambiental de Lages, coronel Moreira.

O secretário de Águas e Saneamento, Benjamin Schultz, relembra dados relacionados aos serviços da Semasa. “Melhoramos a qualidade da água no município em 20%; a produção aumentou em 17%; as perdas diminuíram em 15%, e partiremos dos atuais 21% de coleta, transporte e tratamento de resíduos sanitários para 52% quando estiverem prontos os Complexos Araucária e Ponte Grande. A capacidade destas duas estruturas será de até 65% de tratamento de esgoto sanitário”, enumera.



O que prevê o convênio

À Polícia Ambiental caberá a coleta e a disseminação de informações de conscientização acerca dos recursos naturais, uso de agrotóxicos, entre outros. A Semasa estará incumbida da análise do material e emissão de laudos aos produtores rurais. Diferentes trechos altos do rio serão monitorados. “Esse tipo de trabalho ocorre em Nova Iorque há 170 anos”, pontua o secretário da Semasa, Benjamin Schultz.

O convênio terá vigência de 36 meses e a prefeitura destinará, através do orçamento da Semasa, R$ 4 mil mensais para subsidiar o trabalho por esse período. Viaturas, combustível, drone, polícia montada e parte da Polícia Militar estarão envolvidas nas atividades.

O major Pimentel, da Polícia Ambiental, acrescenta que o convênio rege que à Ambiental caberá o acompanhamento das condições da mata ciliar do rio Caveiras, desde a nascente até a captação, com sugestões dadas à comunidade por engenheiros florestais e biólogos, identificação de possíveis focos de poluição como depósitos clandestinos de lixo e capacitação por técnicos da Semasa, com policiais da cavalaria, sobre formas de coleta de água nas propriedades para posterior análise.

Ele diz que a partir do deferimento da Semasa será feita a coleta. “Levaremos o material ao laboratório da Semasa e, com o resultado, traçaremos estratégias para melhorar a qualidade da água. A Semasa já realiza um trabalho de qualidade no tratamento da água em nossa cidade”, salienta. O planejamento refere-se a ações quinzenais baseadas na parceria. “Se a água for menos poluída, menores serão os gastos públicos com tratamento”, complementa o prefeito Elizeu Mattos.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 31°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa