Envio de SMS facilita a comunicação com os pacientes


Categoria Saúde
Publicado em 21/06/2016




Para garantir maior agilidade na comunicação, a Secretaria de Saúde, através do setor de Controle, está automatizando o sistema de informações e passou a adotar as mensagens de texto (SMS) para celular para comunicar os pacientes sobre o agendamento dos exames de ultrassom. Com a mensagem “Comparecer à Secretaria de Saúde, fundos do pronto-atendimento Tito Bianchini, no setor de Controle, entre 13h e 19h, de segunda a sexta-feira, para agendar seu exame de ultrassonografia”, enviada simultaneamente para vários contatos, ocorre a facilitação do envio e otimização do trabalho, uma vez que antes era necessário telefonar para cada paciente.

Cerca de 80% dos números de contato que os pacientes deixam em seus cadastros é de telefone celular, o que torna a comunicação via SMS viável. Para os 20% restantes, como telefones fixos, o sistema de ligação continua. “Antes o sistema funcionava de maneira muito lenta. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nos enviam a demanda, fazemos a triagem, vemos as vagas disponíveis para cada clínica e começávamos os contatos, um a um, o que gerava dificuldade na comunicação e perdíamos tempo”, explica a agente administrativo do setor de Controle, Luciane Granetto.

Esta, afirma Luciane, era a maior dificuldade, sendo que em muitos casos o paciente não atendia a ligação ou o aparelho estava desligado ou fora da área de cobertura. “Repetíamos o telefonema várias vezes ao dia e muitas vezes sem sucesso. Agora, com o sistema via SMS, mandamos uma só mensagem para todos os contatos e temos a garantia de que todos receberão a informação em um curto espaço de tempo”, ressalta.

Para cada procedimento, é obedecido critério de ordem do pedido do exame e assim que se tem a data de agendamento garantida, a pessoa recebe a informação. O município conta com a parceria de seis clínicas credenciadas que disponibilizam exames de ultrassonografia de articulações, renal, próstata, mama, abdômen vias urinárias, obstétricas, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 9 °C
veja a previsão completa