Alunos promovem piquenique literário no Tanque


Categoria Educação
Publicado em 28/06/2016




Uma tarde de diversão aliada ao incentivo ao hábito da leitura. Assim foi esta sexta-feira (24) para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Susana Albino França, do bairro Jardim Panorâmico. O evento, no parque Jonas Ramos (Tanque), foi aberto e contou com a participação da comunidade. Várias apresentações de contação de histórias, bandas, trocas e doações de livro, cantinho da leitura, entre outras atividades chamaram a atenção do público.

A ideia é fazer um piquenique diferente. Além das frutas e lanches tradicionais, inserir os livros na atividade e assim incentivar os participantes a gostarem das obras literárias. Vários parceiros, como o projeto AABB Comunidade e o Lendo e Relendo, do jornal Correio Lageano, participaram da iniciativa, assim como moradores e visitantes.Curiososque passavam por ali viam a movimentação e logo se inseriam nas atividades. O evento contou com a parceria das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação e dos agentes de trânsito.

Um grupo realizou o pedágio da leitura na rótula do Tanque, adesivandoveículos e entregando folder informativo sobre o projeto com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para que sintam a importância da leitura em suas vidas.“Se daqui saírem mais cinco leitores, oficialmente, já teremos ganhado nossa tarde e cumprido nossa missão”, diz o professor de Língua Portuguesa e articulador do projeto, Carlos Eduardo Canani.

Como tudo começou

O piquenique literário faz parte do projeto “Ideias Inovadoras – uma rede de leitores”, desenvolvido na escola com o objetivo de participar da terceira edição do Prêmio RBS de Educação, no ano passado. Através da iniciativa, com ações diferenciadas, o grupo de alunos conseguiu inserir toda a comunidade do bairro e incentivá-lá a gostar mais da leitura. “Queríamos que as pessoas passassem a sentir prazer com a leitura e não a encarasse como uma obrigação”, comenta o professor Carlos Eduardo.

O projeto foi selecionado como finalista em uma das categorias do Prêmio e na votação popular venceu com 161 mil votos, recebendo uma quantia de R$ 13 mil para investir na melhoria da biblioteca da escola e realizar outras ações. Na própria escola estão acontecendo paradas de leituras semanalmente, mobilizações através das redes sociais, maletas de leitura que circulam pelas salas de aula e a grande ação semestral que foi a realização do piquenique literário.

Projeto terá continuidade

Este foi só o primeiro semestre de atividades do projeto, que terá continuidade e ganhará proporção ainda maior ao longo do tempo. Algumas ações são internas, na escola, e outras associadas à comunidade. Já no segundo semestre será iniciado o grupo de Contação de Histórias e o WC da Leitura, onde serão divulgadas sinopses de livros pelos banheiros da escolacom o intuito de despertar o interesse dos alunos a buscar a obra na biblioteca.

A segunda ação será o “Busão da Leitura”, com cartazes colocados nos ônibus coletivos, em parceria com a empresa Transul. “Com todas estas ações, os alunos estão completamente cercados pelos livros, então, não tem como não começar a gostar de ler”, diz o professor.Ainda no segundo semestre, será inaugurado o novo espaço da biblioteca, com recursos da prefeitura. “O dinheiro recebido no Prêmio vamos investir no acervo, com a aquisição de novas obras e equipamentos para deixar o local confortável e prazeroso”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa