Senai busca melhorar o desempenho industrial com a redução de desperdícios


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 25/08/2016




Algumas indústrias da Serra Catarinense já manifestaram interesse em participar do curso que busca a melhoria do desempenho industrial. A capacitação é oferecida pelo Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) para aperfeiçoar as competências das equipes que atuam no processo fabril da indústria. A apresentação do método de trabalho e resultados foram apresentados na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina nesta quarta-feira (24).

Representante da gerência de Educação e Tecnologia do Sesi, Maicon Lacerda destaca que neste curso a equipe estará apta para identificar, priorizar e quantificar os desperdícios que influenciam na produtividade. Ele destaca que a capacitação foi desenvolvida a partir de situações reais de aprendizagem ligadas às dificuldades do dia a dia.

O curso já ocorreu em outras regiões do Estado. “ A maioria dos industriais percebeu que o retorno financeiro para empresa é maior do que o investimento no curso”, reforça Maicon. Para o vice-presidente da Fiesc para a Serra, Israel Marcon, é importante estar atento esse tipo de ferramenta. “ Simples estratégias podem mudar a rotina de trabalho e influenciar diretamente na produtividade e no aumento da competitividade”.

De forma simples, são apresentados os conceitos relacionados aos sete desperdícios encontrados no processo produtivo. Os alunos desenvolvem as habilidades na prática por meio de método rápido com a utilização de ferramentas padronizadas aplicadas diretamente no processo que atuam.

Além das questões técnicas abordadas, uma estrutura de apresentação dos projetos de melhorias é repassada aos alunos, considerando os resultados esperados, os investimentos e o tempo de retorno. Ao final do curso, os alunos apresentam as propostas de melhorias que visam à redução ou eliminação de desperdícios identificados.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa