Saúde imunizará moradores de 21 localidades rurais contra a gripe


Categoria Saúde
Publicado em 23/03/2020




A vacina intramuscular, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2)

Igualmente preocupada com a crescente abrangência do Coronavírus, origem da doença Covid-19 no mundo, a população dos territórios rurais do município de Lages será imunizada na campanha nacional de vacinação contra a gripe, como acontece todos os anos por iniciativa do Ministério da Saúde (MS), executada pelas prefeituras. A campanha se estenderá à população de regiões de 21 localidades da área rural de Lages entre os dias 25 de março e 1º de abril.

A vacina intramuscular, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Esta imunização contra os tipos de Influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, contudo, neste atual panorama, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

Os pacientes devem prestar atenção aos dias e horários da vacinação na localidade onde moram e comparecerem com seu Cartão SUS e carteira de vacinação. Na recepção aos cidadãos na área rural serão tomadas as medidas necessárias de higienização nesta época de pandemia do Coronavírus, a exemplo do distanciamento entre as pessoas e uso de álcool gel na concentração de 70% para desinfecção.

O departamento de Saúde do Interior, da Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, reforça que serão atendidos os grupos prioritários, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Pessoas acamadas acometidas por doenças e idosos partir dos 80 anos de idade serão imunizados em seu domicílio residencial, por vacinadores do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), do Ministério da Saúde, popularmente conhecido como Programa Melhor em Casa.

Pelo calendário, a mobilização nacional contempla grupos prioritários formados por idosos a partir dos 60 anos; profissionais da área da saúde; professores (rede pública e privada); profissionais das forças de segurança e salvamento; pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, asma) e outras condições clínicas especiais; crianças de seis meses a menores de seis anos (incompletos); pessoas entre 55 e 59 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental, e povos indígenas.

No perímetro urbano, os grupos foram divididos em três, com vacinação a partir de 23 de março, 16 de abril e 9 de maio. Os primeiros beneficiados são idosos a partir dos 60 anos e profissionais da área da saúde. “Serão mais de 113.700 pessoas resguardadas da gripe pelo período de um ano. Esperamos que toda a população, da cidade e do interior, atenda ao nosso chamado”, convida o prefeito Antonio Ceron.

Para não se equivocarem, os cidadãos devem ler com cautela a seguinte agenda e reservarem o respectivo dia para a vacinação:



ROTEIRO DE VACINAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS DE LAGES

DIA


LOCALIDADE/LOCAL DE VACINAÇÃO


HORÁRIO



25 de março


Rancho de Tábuas/Unidade Básica de Saúde (UBS)


Gramado/Escola Municipal


Cadeados/Igreja Católica


9h30min


13h30min


14h30min



26 de março


Mirante/Salão da Igreja Católica


Potreiros/Associação de Moradores


Macacos/Escola Municipal


Macacos/Unidade Básica de Saúde (UBS)


9h30min


10h30min


13h30min


15h



27 de março


Santa Catarina/Salão da Igreja Católica


Entrada do Campo/Salão da Igreja Católica


Lambedor/Salão da Igreja Católica


9h30min


13h30min


15h




30 de março


Cajuru/Escola Municipal


Morrinhos/Escola Municipal


São Jorge/Unidade Básica de Saúde (UBS)


Baú/Unidade Básica de Saúde (UBS)


9h30min


10h30min


13h30min


15h

31 de março


CDL/Casa do senhor Osni


Cabo de Lança/Unidade Básica de Saúde (UBS)


Salto Caveiras/Associação de Moradores


9h30min


10h30min


13h30min





1º de abril


Santa Terezinha do Salto/Unidade Básica de Saúde (UBS)


Manfrói/Salão da Igreja Católica


Floresta/Salão da Igreja Católica


Cedro Alto/Salão da Igreja Católica


Passo dos Fernandes/Salão da Igreja Católica


9h



10h


11h


13h30min


14h30min

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa