SMS reforça medidas e orientações para comunidade no período de quarentena


Categoria Saúde
Publicado em 25/03/2020




De acordo com o documento oficial, as medidas são válidas até o dia 31 de março, período de vigência do decreto nº: 525/2020, do Governo do Estado, e nº: 17.908/2020, da prefeitura de Lages

A prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, está cumprindo todas as medidas de acompanhamento e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Neste sentido, a Secretaria reforça para a comunidade suas orientações e providências com relação aos seus serviços durante o período de quarentena, obedecendo aos decretos estadual e municipal. A Secretaria Municipal de Saúde é considerada um serviço essencial para a comunidade, mas alguns serviços sofreram suspensão.

De acordo com o documento oficial, as medidas são válidas até o dia 31 de março, período de vigência do decreto nº: 525/2020, do Governo do Estado, e nº: 17.908/2020, da prefeitura de Lages. Os tópicos são os seguintes:

Serviços terceirizados e estabelecimentos de Saúde

O serviços de atendimento eletivo, clínicas de fisioterapias, psicoterapias, médico-especializadas e odontológicos estão suspensos; os serviços de apoio para diagnósticos em geral, de imagens e laboratórios de análises clínicas devem ser mantidos com controle de acesso nos ambientes fechados, evitando aglomerações, e os serviços hospitalares e de urgência e emergência devem ser mantidos, de acordo com as restrições estabelecidas pelos decretos nº: 515 e 525/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina e normativas do Gabinete Emergencial de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19.

Policlínica

Os atendimentos/consultas eletivas estão suspensos; os exames de eletrocardiograma estão suspensos; os curativos especiais estão suspensos; o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e carteirinha de saúde estão suspensos, e os esforços serão para a fiscalização no cumprimento dos decretos nº: 515 e 525/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina.

Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm)

Os atendimentos de rotina para gestantes continuam normalmente, sem acompanhantes. Os demais atendimentos estão suspensos.

Programa Cresça (Saúde da Criança)

Consultas medicas, odontológicas e fisioterapia eletivas estão suspensas. O atendimento para testes do pezinho e programa de nutrição e fórmulas especiais se mantém, inclusive o atendimento da nutricionista e serviço social.

Centros de Atenção Psicossocial - Caps (Capsi, CapsAD e Caps II)

Os atendimentos de grupo estão cancelados; os atendimentos eletivos (consultas) serão cancelados; atendimentos de urgência serão mantidos com controle de entrada e acesso no ambiente, das 8h às 17h, e renovação de receita será mantida.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Estão suspensos todos os atendimentos.

Central de Atendimento

A Farmácia Básica e alguns serviços permanecem com as atividades normais com controle de entrada e acesso no ambiente, das 8h às 17h (exceto a regulação); os serviços de atendimentos na regulação ambulatorial eletivos estão suspensos, exceto as solicitações de exames que forem classificadas como urgentes, serão autorizadas e entregue para os pacientes; o processo de regulação realizado pelos médicos reguladores acontece remotamente via sistema de informação; o atendimento para pacientes com solicitações de consultas e exames vinculados à Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) será mantido; as viagens de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) estão suspensas; os serviços das assistentes sociais para solicitações de próteses, óculos e outros estão suspensos; leites especiais serão encaminhados para o Programa Cresça; o Núcleo de Demandas em Saúde (casos judiciais) e serviço de medicamentos de alto custo estão atendendo normalmente, e inserções de solicitações de cirurgias serão realizadas na Central de Atendimento.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

A Secretaria Municipal da Saúde mantém o esforço para atender as demandas urgentes da população. O atendimento de urgência será mantido com controle de entrada e acesso no ambiente, das 7h às 19h; as consultas agendadas (odontológicas, enfermagem e médicas) estão suspensas; novas solicitações de agendamentos de consultas estão suspensas; os atendimentos de rotina para gestantes continuam normalmente, sem acompanhantes; os procedimentos ambulatoriais (exames citopatológicos - preventivos e testes rápidos) estão suspensos; as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e da equipe técnica estão suspensas, e os monitoramentos dos casos isolados serão realizados por telefone.

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

O SAD está na Policlínica temporariamente; cadastro e renovação de oxigênio, entregas e bolsas de colostomia, renovação e cadastro de Hiperdia e concessão de fraldas continuam normalmente; os serviços de atenção domiciliar seguem com monitoramento por telefone, e em casos de urgência, serão mantidos para os pacientes que já fazem parte do Programa, o atendimento por telefone das intercorrências não gripais dos acamados e dos idosos acima de 80 anos com médico em casa para não precisarem ir à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos.

Ambulatório de Pequenas Cirurgias

Os atendimentos e agendamentos estão suspensos.

Vigilância Epidemiológica

Campanha de Vacinação com controle de entrada e acesso no ambiente (observar a normalização das doses disponíveis para a comunidade); o atendimento para os grupos estão suspensos; as dispensações de medicamentos continuam normalmente; os atendimentos para gestantes, casos graves e novos casos continuam normalmente, com agendamento prévio; os serviço do Laboratório de Águas estão suspensos, e o serviço de IST será realizado no subsolo do prédio da Vigilância Epidemiológica, na sala CTA.

Vigilância Sanitária

Os atendimentos normais estão suspensos; os esforços serão para a fiscalização no cumprimento dos decretos nº: 515 e 525/2020, do Governo do Estado de Santa Catarina.

Setores administrativos

Continuam normalmente com medidas para evitar aglomerações, e os serviços de suporte a sistemas de informação acontecem remotamente por telefone.

UPA - Unidade de Pronto-Atendimento

As atividades continuam normalmente. Os esforços são para população em situação de urgência e emergência. Devem ser evitadas as trocas de sondas e curativos, principalmente nos horários em que as Unidades Básicas estejam abertas.

Orientações gerais

Orientação para os serviços essenciais que continuam normalmente (mercados, mercearias, farmácias e demais) é para controlar os acessos de pessoas para evitar aglomerações em ambientes fechados. Está sendo adotado um plano de suporte telefônico 24 horas, com vários ramais da Secretaria Municipal da Saúde para suporte à população. Estão sendo realizados treinamentos para os profissionais de outras secretarias que estão apoiando nestes trabalhos de prevenção.

Serão chamados os profissionais em espera dos processos seletivos para fazerem o processo admissional e, se for necessário, assumirem as vagas que foram disponibilizadas, caso haja necessidade por parte da Secretaria Municipal da Saúde; todos os estagiários estão suspensos de suas atividades, sejam curriculares ou não, remunerados ou não; os profissionais da Secretaria da Saúde, dos serviços que estão suspensos, deverão ser alocados para outras áreas de suporte e atendimentos emergenciais, e profissionais da saúde acima de 60 anos, gestantes e doentes crônicos, que se enquadrem nos grupos de riscos conforme protocolos de combate à Covid-19, devem ser suspensos das suas atividades.

Assinam o documento de orientações a secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich, e o diretor da Secretaria de Saúde, Claiton Camargo de Souza. “São ações que adequam o serviço de saúde pública no âmbito municipal neste período de combate e prevenção ao novo coronavírus. Por determinação do prefeito Antonio Ceron estamos trabalhando para minimizar os efeitos desta pandemia sem deixar de atender outros casos rotineiros da comunidade”, comenta a secretária Odila.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa