Câmara utiliza recursos para as pessoas com deficiência


Categoria Política
Publicado em 13/05/2020




Pelo direito a acessibilidade. A partir desta terça-feira, 12, as publicações feitas no Instagram da Câmara de Lages também podem ser apreciadas por pessoas com deficiência visual . Para isso, nossas postagens passam a utilizar o recurso Texto Alternativo, disponibilizado pela própria rede social, que permite incluir uma legenda nas fotos com os detalhes da imagem, para que seja compreendida por pessoas com deficiência visual através de apps de leitura de de tela. Usando palavras-chaves identificadas por meio de inteligência artificial, o aplicativo gera um texto alternativo automaticamente para cada figura, permitindo que todas as pessoas possam compreender os conteúdos postados.


A acessibilidade audiovisual também pode ser conferida nos conteúdos gerados pela equipe da TV Câmara. Nos canais da Casa no YouTube e Facebook, as pessoas podem ativar o sistema Closed Caption, disponibilizado pelos próprios aplicativos. O recurso uma vez ativado, adiciona legenda dos diálogos nos programas transmitidos, permitindo que pessoas com vários níveis de deficiência auditiva (de perda parcial até surdez) possa entender o que está acontecendo.

Importante lembrar que o site do Legislativo Lageano já permite às pessoas com deficiência visual e analfabetismo a acessibilidade aos conteúdos. Com o auxílio do sistema Vision as pessoas podem navegar pelo portal apenas utilizando-se das teclas "Tab e Enter" para acessar e ouvir os textos das matérias e vídeos.


Você também pode tornar sua rede social mais acessível

Para incluir uma legenda específica para cegos, chamado de "texto alternativo", o usuário deve, no momento de publicar uma nova foto, descrever a imagem por meio da opção "configurações avançadas". Fotos antigas também podem ter uma legenda incluída ao se clicar em "editar". Já para obter a descrição automática do app, basta tocar na imagem com algum leitor de tela ativado.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa