Pensar na carne de truta como um dos prazeres da mesa


Categoria Geral
Publicado em 27/05/2022




A Serra Catarinense é dona de uma beleza diferenciada, também pela riqueza de sua culinária, tanto que alguns festivais gastronômicos se transformam em enorme sucesso, a exemplo do Festival Nacional da Truta, que já está sendo preparado para mais uma edição. Lages também tem um tempero a mais a partir do “Sabores Lages”, quando serão servidos pratos inéditos, tão logo termine a Festa do Pinhão.

Assim, mediante à exuberante natureza da Serra, os visitantes são atraídos para experimentar os múltiplos pratos da gastronomia da Região, cultuada também pelo pinhão, nesta época do ano. Mas, a experiência da carne de truta combina em qualquer ocasião, seja na simplicidade de um filé grelhado, até uma posta ao forno. Portanto, com uma gastronomia bem típica da Serra Catarinense, à base de truta, favorece o incremento também na produção do peixe, contemplando a indústria e também os produtores que apostaram na cultura.

A truta, um peixe exigente, que gosta de água doce, limpa e fria, abundante na região, passou a ser um dos pratos preferidos dos turistas. Com o toque especial de molhos e temperos, coisa muito característica da região, a truta é um dos pratos favoritos da gastronomia de vários municípios serranos. Ela é, na verdade, de origem californiana, mas veio para o Brasil importada da Dinamarca.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Truta (Acatruta), Vilso Isidoro, é também um dos mais antigos produtores do peixe na Região. Assim como ele, de parte dos demais produtores, sempre se pensou em transformar a carne do peixe num dos maiores atrativos para o consumidor, em toda a Região, não somente em Urubici. Segundo ele, um dia, quem sabe, todos possam visualizar as qualidades nutritivas da carne, e possam torná-la uma opção rotineira, entre os apreciados pratos da culinária serrana.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa