Instrutores da Escola de Artes na estrada com projeto premiado em SC


Categoria Cultura
Publicado em 19/07/2022




Matheus Colossi e Rene dos Santos partem em turnê pelo sul de Santa Catarina com o projeto Ybyrá Duo

Jazz, rock and’roll, música popular brasileira, música nativista, blues, folk rock, enfim, os rótulos são diversos, mas ainda poucos para quantificar e qualificar o trabalho dos instrutores de ukulelê e violão da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, Matheus Colossi e Rene dos Santos. Além da atuação como instrutores de música, Rene e Matheus são músicos formados na própria Escola de Artes (equipamento cultural administrado pela Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural de Lages) e têm seus projetos paralelos, entre eles, o Ybyrá Duo.

Matheus Colossi (32) é lageano e teve sua vida musical iniciada aos 14 anos de idade. Anos mais tarde teria aulas com o maestro Marcel Oliveira na Fundação Cultural (Escola de Artes) integrando também a icônica Camerata de Violões da cidade. “Comecei estudando o violão clássico, música erudita por um período de 3 a 4 anos. Tenho o rock nessa histórica, tinha uma banda de garagem e também estudava outros estilos. Tudo centrado na música experimental”, conta Matheus.

Colossi começou como instrutor na Escola de Artes aos 19 anos de idade substituindo o maestro Marcel. Além da Escola da Fundação Cultural, Matheus faz produção cultural com amigo e parceiro José Cardoso no projeto Guitarras da Serra, tem seu ateliê de luthieria, integra o conjunto Blues in Box, acompanha a cantora e instrutora de violino da Escola de Artes, Dani Porto e o também instrutor e tecladista Glaucio Maciel, e tem sua conta no Spotify com suas músicas autorais. Com todas essas atribuições, Matheus ainda faz a outra ponta da dupla do Ybyrá Duo, em que tem como seu parceiro o também professor de violão, Rene do Santos.

Rene Ildefonso dos Santos (34) conta que o primeiro contato com a música foi através do seu pai e de um amigo dele. “Foi vendo o amigo do meu pai tocando que aconteceu o despertar para a música. As visitas ao sítio também foram muito importantes na formação musical, lá ouvia muita música nativista e aí comecei a assistir as Sapecadas da Canção Nativa”, diz.

O primeiro professor de violão de Rene foi o histórico Professor Adão, violonista muito conhecido em Lages. Um tempo depois, Rene também ingressou na Escola de Artes e seguiu os mesmos caminhos de parceiro de instrução e do Ybyrá Duo. Atualmente retoma os seus projetos musicais paralelos e recentemente foi convidado para tocar ao lado do artista nativista Ricardo Bergha. Sobre a relação com a Escola de Artes, Rene e Matheus são categóricos em dizer que como instrutores a missão também vai além da formação musical, mas a grande conquista é a coletividade e o despertar nos alunos na vivência que a música permite.

Projeto cultural em ação e pé na estrada pelo sul do estado

Além das vastas atribuições que os dois artistas lageanos carregam nos cases de violões, Matheus e Rene tiveram um dos seus projetos culturais aprovado em um edital de descentralização da cultura de Santa Catarina. A partir desta quarta-feira (20 de julho) o Ybyrá Duo inicia uma turnê pelo sul do Estado que contemplará 10 cidades. A primeira parada será em Lauro Müller terminando em Siderópolis no dia 30. “Teremos só o dia 25 de folga”, brinca Rene.

Colossi conta que o projeto já existe há muito tempo, mas só em 2019 eles decidiram formalizar. “A proposta é uma mescla da música regional com as influências que temos do jazz, samba e tudo o que ouvimos, sempre usando um sotaque nosso, e por influência do Robson do Sesc começamos a investir nas músicas autorais. O José Cardoso foi o responsável pela concepção do projeto”.

Veja a lista de cidades que o Ybyrá Duo estará:

Lauro Müller - dia 20/07, 19h30min – Associação Arte e Resgate;

Orleans – dia 21/07, 19h30min – Centro de convivência Unibave;

Braço do Norte – dia 22/07, 19h30min – Apae Braço do Norte;

Gravatal – dia 23/07, 19h30min – Salão Paroquial de Gravatal;

Capivari de Baixo – dia 24/07, 15h – Parque Ambiental;

Araranguá - dia 26/07, 19h30min – Museu Histórico de Araranguá;

Criciúma – dia 27/07, 18h – Teatro Elias Angeloni;

Forquilhinha – dia 28/07, 19h30min – Ideal Esporte Clube;

Nova Veneza – dia 29/07, 19h30min – Teatro Municipal, e

Siderópolis – dia 30/07, 19h30min – Casa Set Pub

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa