Secretário do Desenvolvimento recebe cópia do programa de Desenvolvimento


Categoria Economia
Publicado em 20/09/2016




O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, compareceu ao evento relacionado à Agenda de Desenvolvimento da Indústria Regional, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) na noite desta quinta-feira (15), no Parque Órion. Na oportunidade foram discutidas questões pertinentes ao Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), sendo que se enfatizou o fator de o desenvolvimento regional passar pelo fortalecimento da indústria. Representantes da Fiesc e lideranças de Lages e região definiram os aspectos estruturantes que irão compor o documento. “Por isto é necessário agir para aumentar as potencialidades e diminuir as dificuldades”, segundo Chiodelli, que recebeu uma cópia do caderno juntamente a entidades representativas. As ações previstas na agenda são concernentes a capital humano, infraestrutura, inovação e empreendedorismo, internacionalização, investimento e política pública, mercado, saúde e segurança. A iniciativa tem o objetivo de se elaborar agenda única com os principais pleitos do setor, elencados em cada uma das seis mesorregiões.

Com a agenda regional, a Fiesc inicia a fase do Masterplan, previsto no Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). Através do PDIC, 1,7 mil lideranças industriais, especialistas, governo e terceiro setor identificaram os 16 setores industriais com maior potencial de longo prazo. “Lages tem apresentado bons resultados tangente ao progresso econômico. A expansão de empresas locais e a instalação de novos empreendimentos têm contribuído fortemente para estas estatísticas. A agenda irá organizar nossas demandas e nortear os anseios dos empresários e, indiretamente, da sociedade como um todo”, reitera Chiodelli.



A habilidade de Santa Catarina



Houve, também, durante o evento desta quinta, um painel acerca dos temas indústria 4.0 e saúde e segurança nos ambientes de trabalho, bem como apresentação da Aliança Saúde e Competitividade, iniciativa da Fiesc que visa ao engajamento e à participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Fiesc.

Santa Catarina tem o parque industrial mais diversificado do país. Em 2016 o Estado é o segundo em geração de empregos industriais no Brasil e apresenta a menor taxa de desemprego. Um panorama da economia da região foi traçado e se destacou que a Serra exporta para 90 países, entre eles Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Reino Unido e México. Prestigiou a iniciativa, ainda, o vice-presidente da Fiesc para a Serra, Israel José Marcon; o diretor técnico do SESI/SC, Marco Goetten; o diretor do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura, André Marcon Zanatta, e o diretor de desenvolvimento institucional e industrial da Fiesc, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa