Turismo


Lages é a grande cidade do Planalto Serrano. Com 241 anos de História, preserva o sentimento de amor pela terra e o legado intocável dos campos nativos, formados por coxilhas, com taipas centenárias e rios de águas puras e límpidas. É detentora de excelentes índices de qualidade de vida e de um diversificado parque industrial, comercial e de serviços. Conhecida como Capital Nacional do Turismo Rural, é ainda mais atraente no inverno, quando fortes geadas e nevascas criam cenários inesquecíveis para os turistas. Promove anualmente a Festa Nacional do Pinhão, fruto da araucária, árvore abundante na região.

Turismo Rural - Lages conta com inúmeras fazendas abertas para o turismo rural. Destaque para a Fazenda do Barreiro, que tem uma cozinha de chão batido e um museu histórico onde são guardados documentos e objetos de mais de 100 anos. Para chegar na fazenda é necessário atravessar um rio, passando por uma ponte pênsil, cenário que se encaixa com perfeição na bucólica paisagem rural. Outro destaque é a Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, que tem instalações para acolher 10 hóspedes, mas que se diferencia pela construção original em madeira, um tributo à valorização das tradições, e pela presença de uma ampla biblioteca, com exemplares raros, acumulados ao longo dos 158 anos de existência da fazenda. Ainda existe a Fazenda Pedras Brancas, pioneira do turismo rural; a Fazenda Refúgio do Lago, com piscina natural e um restaurante aberto ao público, com música ao vivo; a Fazenda Dourado, no antigo Caminho das Tropas; o Hotel-Fazenda Boqueirão, a 8km do centro; a Fazenda Ciclone, 43km ao sul de Lages, e a Fazenda Aza Verde, de propriedade de descendentes de italianos, localizada às margens da antiga BR-2, a 7km do centro e que tem 12 açudes para pesca artesanal. Em todas as fazendas há conforto, bons serviços e, geralmente, estrutura para eventos.

Patrimônio Histórico - Visite a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, de 1922; o Colégio Vidal Ramos, de 1913, o maior, mais confortável e moderno colégio do Estado à época; a Igreja Santa Cruz, na Colina de Santa Cruz, local de encontro dos antigos tropeiros; a Cacimba de Santa Cruz; o Memorial Nereu Ramos; o Monumento a Antônio Correia Pinto, uma escultura de 3m de altura, de autoria do artista lageano Agostinho Malinverni Filho, fundida em bronze e pesando meia tonelada; o Museu Thiago de Castro; o Museu de Arte Agostinho Malinverni Filho e o Prédio da Prefeitura Municipal, de 1902, construído em moldes italianos e adaptado ao estilo das construções oficiais brasileiras. Conheça também o Parque Jonas Ramos, popularmente chamado de Tanque, o Calçadão da Praça João Costa e a Praça Joca Neves. Na zona rural, visite o Parque das Pedras Brancas.

Natureza - Confira o Parque Ecológico, que concentra mais de 8.000 araucárias em 2.000.000m2 de área preservada; o Salto do rio Caveiras, formado por um grande lago, barragem, cascata e área verde. Trata-se de um local aprazível para pesca e descanso, localizado a 20km do centro, em direção a São José do Cerrito, próximo à antiga Usina Hidrelétrica do Caveiras.

Cultura e Eventos - A cidade promove diversas festas ao longo do ano. A Festa Nacional do Pinhão é o maior evento da região serrana e o mais bem freqüentado. Realizado em junho, tem atrações como a Sapecada da Canção Nativa, festival de música, concurso de danças gaúchas, poesia, shows com artistas famosos, rodeios, churrasco e chimarrão. A ExpoLages, realizada em outubro, também é um grande evento regional – a maior feira agropecuária do planalto catarinense -, com exposição de animais, produtos e implementos agrícolas, enriquecida com manifestações culturais e folclóricas.

Infra-estrutura turística - A cidade tem boa infra-estrutura hoteleira e turística, bons serviços e gastronomia variada.

Clique aqui e veja os pontos turísticos de Lages.



Links Patrocinados


Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.


MÁX: 24°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa