Mais de 1400 doses de vacinas já foram aplicadas em Lages


Categoria Saúde
Publicado em 28/09/2016




A campanha segue até o dia 30 de setembro. As pessoas que por ventura deixarem escapar os prazos podem procurar as Unidades de Saúde mais perto ou a Vigilância e reivindicar a dose, já que compreende uma ação de rotina e contínua de prevenção



Este sábado (24) está sendo marcado como o “Dia D” da mobilização para multivacinação de crianças e adolescentes em todo o país. Iniciada na segunda-feira (19), a vacinação já atingiu o patamar de 1.400 aplicações em cinco dias (19 a 23 de setembro), de acordo com a Vigilância Epidemiológica, subdivisão da Secretaria Municipal da Saúde. A sala de vacina da Vigilância Epidemiológica, bem como as 23 salas de vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) permaneceram abertas durante todo o dia de sábado. A sala de recepção da Vigilância estava decorada e recheada de guloseimas para acalmar e atrair as crianças. Pipocas, balas, bombons e cornetinhas fizeram a alegria dos pequeninos.

O relatório aponta, ainda, o comparecimento de 1.693 crianças e adolescentes nas 23 salas de vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de um total de 28 Unidades de Saúde. A gerente da Vigilância, Marcia Spíndola, alerta que das 1.693, 714 efetivamente receberam a vacina, com 1.400 doses aplicadas. “A diferença nas estatísticas se deve ao fato de que há crianças que recebem até quatro doses de uma vez e há crianças que não receberam a vacina devido à caderneta estar em dia”, esclarece, enfatizando que somente na sede da Vigilância Epidemiológica passaram mais de 500 pessoas durante a semana. Os dados referentes à semana especial de atividades foram tabulados na manhã deste sábado (24) para informação do Ministério da Saúde (MS), que acoplará todos os dados nacionalmente, dos mais de cinco municípios. O público-alvo são as crianças menores de cinco anos e meninas entre nove e menores de 14 anos. Estas últimas para o HPV, de prevenção ao câncer do colo do útero. Porém, adultos, idosos e gestantes também podem procurar a sala de vacina mais próxima para receber doses pendentes.



Atividade especial até dia 30



A multivacinação segue até o dia 30 de setembro. As pessoas que por ventura deixarem escapar os prazos podem procurar a UBS mais perto de sua casa ou a Vigilância e reivindicar a dose, já que compreende uma ação de rotina e contínua de prevenção que faz parte do calendário nacional de proteção. A Vigilância está localizada atrás do Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini e funciona de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, e as Unidades de Saúde, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O diretor de Vigilância em Saúde, Gilmar Ribeiro, pontua que estão disponíveis 15 tipos de vacina: BCG (tuberculose), Hepatites A e B, VIP (poliomielite - paralisia infantil inativada, vacina injetável) e VOP (gotinha), pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C (meningite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV, dTpa (difteria, tétano e coqueluche), Illfuenza (gripe) e dupla adulto. Por exemplo, crianças com dois e quatro meses, um ano, 1,3 ano e quatro anos precisam tomar três doses e reforços de uma só vez. Como não se trata de uma campanha, não há meta de vacinação. Veja na galeria de imagens o calendário completo. “A mobilização nacional é para que as pessoas, principalmente os pequenos, coloquem suas vacinas em dia. É indispensável que seja apresentada a carteirinha”, acrescenta Gilmar.

O garoto Eduardo Bortolozzo Faial, de 12 aos, foi levado pelo pai, o publicitário Luciano Faial, até a Vigilância para tomar a vacina contra a febre amarela. “Eu soube pela televisão. Eles se deslocaram do bairro Jardim das Camélias. “Os pais ficam mais tranquilos em saber que o Ministério da Saúde e os municípios estão imbuídos em precaver a população.” Sua esposa está de quatro meses de gestação, e já tem se protegido de doenças através de vacinas, como as que blindam contra hepatites. Anita Colla e o neto Vinicius Colla, de 11 anos, moram juntos, no Centro, e escolheram a sede da Vigilância para receber a vacina. A avó acompanhou o pré-adolescente porque a mãe está trabalhando. “Hoje é sábado e como ele estuda durante a semana, foi proveitoso hoje.” Já o rapaz complementou dizendo que “recebeu a vacina contra a febre amarela e quanto mais houver mecanismos de prevenção a doenças, melhor.”

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa