Microempreendedora quebra paradigmas e vira empresária de sucesso


Categoria Economia
Publicado em 28/05/2019




Com experiência de 30 anos no comércio varejista, há dois a microempreendedora Eliane Varela resolveu montar seu próprio negócio. Hoje, é uma empreendedora de sucesso no mercado de roupa íntima. O atendimento é personalizado. Quem escolhe o local e horário é a cliente.


Quando resolveu mudar, trabalhava como gerente de uma loja feminina. Paralelo à atividade, vendia lingeries para as amigas. O pai de Eliane teve um problema de saúde e ela resolveu sair do emprego para se dedicar aos cuidados dele. A renda, então, passou a ser apenas da venda das peças de roupa íntima.


O negócio deu certo. O bom gosto da empreendedora conquistou cada vez mais clientes e o estoque de Eliane se esgotava rapidamente. Foi então que ela percebeu que estava ali a chance de ela transformar aquela atividade informal no seu negócio. “Para fazer tudo certinho, ter CNPJ, alvará, procurei o Sebrae. Eles me orientaram a ser uma Microempreendedora Individual (MEI) e foi assim que fiz”.


De posse da documentação que carrega sempre junto, Eliane iniciou o negócio. Agora, como empresária. “Foi assim que consegui me desenvolver. Antes, comprava no meu CPF e revendia. Passei a comprar com o CNPJ, consegui preços diferenciados e parcerias com marcas importantes, com mais qualidade nas peças, maior valor agregado e que atendia as necessidades das minhas clientes”.


“Eu queria algo prazeroso e, ao mesmo tempo, rentável”, revela a empresária


Empreendedora, aos poucos Eliane foi percebendo que se quisesse se destacar precisava inovar no negócio. Suas clientes são exigentes, gostam de qualidade e produtos de marca. A primeira decisão foi escolher entre as marcas que trabalhava a que mais atendia as necessidades do seu público.


Depois, precisou oferecer algo que diferenciasse seu negócio dos outros. A primeira coisa que fez foi criar etiquetas personalizadas com o seu nome. Depois, substituiu os saquinho plásticos que vinham as peças por de tecido com a marca aplicada, que ela mesmo costura. “Muitas pessoas compram para dar de presente, mas não sabem tamanho ou a cor preferida da pessoa. Para essa situação tenho o cartão presente”.


E não parou por aí. A última novidade é que Eliane passou a oferecer coquetel com espumante no atendimento de grupos de mulheres. E elas adoraram. “A Eliane arrasa. Nos atende com muito carinho, está sempre disponível e tem produtos de qualidade. Adoro comprar com ela”, afirma a empresária Patricia Pinheiro.



Sebrae auxilia na formalização de novos negócios


Auxiliar na formalização de novos microempreendedores individuais e apoiar aqueles que são MEIs a gerar novas oportunidades, são alguns dos objetivos do Sebrae/SC.



Durante cinco dias a entidade intensificou suas atividades na 11ª Semana do Microempreendedor Individual, realizada de 20 a 25 de maio. Na região da gerência da Serra Catarinense, equipes esclareceram dúvidas e orientaram aqueles que desejam empreender de forma segura, crescer e ter sucesso na atividade empresarial. “A formalização traz inúmeros benefícios, como o direito a previdência, isenção de impostos, melhor negociação em compras, possibilidade de contratação e legalização da atividade e participação de licitações públicas”, destaca o gerente regional, Altenir Agostini.



Ele lembra também, que nas unidades do Sebrae os empreendedores individuais obtém informações sobre linhas de microcrédito, capacitações e ainda, o suporte necessário para a declaração anual do imposto de renda, que encerra o prazo no dia 31 de maio. “Durante a Semana do MEI intensificamos às atividades. Agora, o atendimento segue normalmente à população. Sobre a declaração é importante que todos os MEIs façam para evitar multas e a irregularidades dos seus negócios”, finaliza Altenir.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa