Semana Farroupilha celebra cultura e tradição gaúcha


Categoria Cultura
Publicado em 23/09/2019




Realizada pela Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) com apoio da Prefeitura de Lages, a programação da Semana Farroupilha tem como objetivo cultuar as tradições gaúchas e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha. Estão sendo realizados encontros, alvoradas festivas, shows, bailes, almoços e jantares especiais com comidas típicas e mateadas. As atividades seguem até sábado (28 de setembro).

Neste sábado (21) aconteceu o desfile com o translado da Chama Farrapa, cumprindo o seguinte roteiro: saída da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-SC), situada na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (Acesso Norte), com passagem pelas avenidas Camões e Presidente Vargas, ruas Correia Pinto e Presidente Nereu Ramos, com ato solene na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana).

Durante o ato de passagem no largo da Catedral, foram declamados poemas e versos alusivos à data histórica e também a leitura da carta escrita por Bento Gonçalves aos lageanos, em nome do povo do Rio Grande do Sul.

Em sequencia seguiram pelas ruas Benjamin Constant e Frei Gabriel, avenida Belizário Ramos (Carahá), rua Cirilo Vieira Ramos e chegaram até Chácara Bom Jesus, onde foram recepcionados com almoço.

Pelas ruas, cavaleiros de todas as idades, desde meninos, homens e mulheres vestidos a caráter, exibiam orgulhosos bandeiras de Lages, do Brasil e de CTGs. “Lages foi sempre um portal de entrada da cultura gaúcha. A Revolução Farroupilha nos enche de orgulho, pois vem de encontro aos estornos que o imperialismo tinha sobre a sociedade brasileira, na defesa de um chão e uma causa, com a sustentação da cultura. Ficaram de herança as comemorações, que acontecem todos os anos nesta mesma época, a partir do dia 20 de setembro, que é o Dia do Gaúcho. Temos a nítida sensação de ter lutado por uma causa nobre”, comenta o professor universitário e membro do CTG Barbicacho Colorado, Nilson Broering.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa