Lageanos são destque na olimpíada brasileira de astronomia


Categoria Educação
Publicado em 18/10/2019




Conversamos com três alunos que foram destaques na olimpíada brasileira de astronomia, conhecida como OBA, que se destacaram nas regionais em Lages, e trouxeram a classificação para o estado de SC, na etapa nacional que acontecerá na cidade de Barra do Piraí no RJ.
A escola de Educação Básica São Judas Tadeu em Lages, é uma escola pública onde estudam mais de 400 alunos ,entre eles estão Karine Moreira, Diogo Silva e José Martins,três jovens que são motivo de orgulho entre colegas, professores e comunidade. O motivo desse orgulho todo está estampado por todos os campos da escola, que espera ansiosamente pela viagem dos jovens cientistas, que cnstruíram um foguete com garrafa pet, capaz de alcançar uma distância superior a 200 metros,um trabalho que envolveu a escola inteira para as fases regionais.
Segundo a professora orientadora Cristiane Hamann, relata que na física seus alunos estudaram lançamento oblíquo que tem a distância vertical e horizontal, para calcular a altura máxima quando o foguete está subindo e a descida, e a partida do foguete até a chegada. Salienta ainda, o fato de estudarem matemática para a construção da base de lançamento usando os ângulos de 45 o, , e a química para descobrirem o segredo da reação perfeita na elaboração do combustível , exigência da olimpíada a utilização de bicarbonato de sódio e vinagre.
A equipe viaja no dia 10 de novembro acompanhada de sua orientadora Cristiane que ministra a disciplina de física, que acompanhou todo o desenvolvimento da construção dos protótipos,desde a fase incial do projeto, não esconde a alegria de levar para esferas nacionais seus pupilos em um evento que envolve alunos de todo o país.
O resultado esperado é levar o nome da escola pública de qualidade, em olimpíadas como a OBA, proporcionando experiências inesquecíveis aos jovens estudantes, a professora salienta que o apoio da coordenadoria regional de educação foi primordial para promover essa oportunidade aos estudantes.
Desejamos aos pilotos da equipe catarinense de astrofísica , sucesso em sua jornada no estado do RJ.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa