Ambulatório de Práticas Integrativas Complementares entra em funcionamento


Categoria Saúde
Publicado em 08/04/2022




A partir dessa segunda-feira (11 de abril), a população de Lages contará com um novo serviço em saúde, o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) – Viva Melhor, que está localizado na rua Cruz e Souza, n° 542, no Centro, próximo ao semáforo de acesso à avenida Dom Pedro II e à rua Cirilo Vieira Ramos. O atendimento realizado será diário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O acesso ao ambulatório será através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para o primeiro atendimento (avaliação), em Práticas Integrativas e Complementares, o paciente deverá estar em mãos com o encaminhamento do profissional da saúde. Para isso, a pessoa deverá procurar a unidade localizada em seu bairro e solicitar o encaminhamento aos profissionais, seja médico, enfermeiro ou dentista. Pessoas que não possuem área de cobertura de unidade de saúde poderão procurar a Policlínica Municipal e agendar uma consulta médica. Após ser encaminhado, será realizada uma avaliação junto à equipe do ambulatório PICs para verificar as indicações dos melhores métodos para cada paciente.

Inicialmente o ambulatório contará com seis práticas: craniopuntura, auriculoterapia, homeopatia, massoterapia e reiki, que serão realizadas no ambulatório,que se tornou um centro especializado, embora algumas possam estar inseridas na programação das unidades de saúde.

Conheça os benefícios dos recursos terapêuticos

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As PICs integram um tratamento complementar, com redução do uso excessivo de analgésicos, de medicações para dormir e de remédios de combate à ansiedade e depressão. Proporcionam equilíbrio biopsicoemocional, correspondendo ao paciente em sua integralidade. O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares e possui um Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 25°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa