Maio Furta-cor é divulgado na Semana das Mães no Mercado Público


Categoria Eventos
Publicado em 09/05/2023




E é Lei! Número 4.651, sancionada e assinada no dia 2 de maio



As atrações da Semana das Mães no Mercado Público transcorrem com ânimo e disposição em Lages. Promovido pela prefeitura, com respaldo de secretarias municipais e empresas privadas, o evento acontecerá de 8 a 14 de maio (segunda-feira a domingo), no Mercado Público Municipal, Centro. Quatro dias com o total de 12 agendas de saúde, beleza/estética, arte, música, dança e brindes.

O domingo, 14 de maio em 2023, data oficial da comemoração anual às mães no Brasil (pois é variável em cada país), selará a série de celebrações e serviços planejados pelo Município em recordação às mulheres que decidiram dividir sua vida com um novo amor, mergulhando no mundo da transformação enigmática de ser mãe. Fraternidade e “cheirinho” de mamãe marcam o coração de mulheres e seus filhos nesta temporada.

Segunda-feira (8 de maio) foi o dia da abertura e centenas de pessoas acompanharam a solenidade, apresentações de dança do ventre e cigana e música e sorteio de brindes/prêmios/vouchers. Emoção e contentamento nos rostos.

Na tarde desta terça-feira (9 de maio), segundo dia do cronograma, divulgação de abrangência do “Maio Furta-cor” (Saúde mental materna importa “para além da maternidade”) - Mês dedicado à saúde mental das mães, integrado por ações de beleza com Mary Kay (estética facial, com a diretora Naiara Antunes) e Instituto Mix (limpeza de pele), auriculoterapia (Secretaria Municipal da Saúde), registro fotográfico com Caroline Parizotto e música ao vivo com Aline Amorim. Um tarde de outono agradável.



Já que é Lei



Sancionada e assinada há uma semana pelo prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, a Lei Municipal nº: 4.651 institui, no âmbito do município, o Mês Maio Furta-cor, com atenção a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. O Mês Maio Furta-cor passa a compor o Calendário Oficial de Lages e foi lançado na Câmara de Vereadores em 2 de maio.

Furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tem uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, neste cabem todas as cores.

O artigo nº: 2 da Lei regulamenta que as ações de sensibilização poderão ser desenvolvidas através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo, entre outras, priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna, e o incentivo aos órgãos da administração pública municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema. O Poder Executivo poderá buscar parcerias e firmar convênios com entidades, empresas e demais órgãos da iniciativa particular para a execução. “A prefeitura, por intermédio de suas secretarias, autarquias e fundações, atende centenas de mulheres mães todos os dias. Um trabalho incansável e incessante, feito com acolhimento e humanização sem distinções, pois há várias configurações de mães, inclusive as chefes de família que sustentam seus filhos sozinhas. A Secretaria da Saúde possui programas de cuidados com a saúde mental e esta nova Lei torna ainda mais forte o aparato de legislações e de práticas em benefício das mulheres. Uma mãe que está com a saúde física e mental bem faz com que as coisas fluam melhor para si e ao filho, portanto, todos ganham e evoluem”, avalia o prefeito em exercício, Juliano Polese, presente durante o “Maio Furta-cor” no Mercado Público Municipal nesta terça-feira (9 de maio).

A Lei Municipal foi proposta pela vereadora Katsumi Yamaguchi, autora do Projeto de Lei (P.L.). “O Maio Furta-cor tem tomado conta do nosso país. Diversas cidades já aderiram, e tê-lo em nosso município é extremamente significativo, há maior visibilidade à causa. Uma iniciativa grata das psicólogas Luciane Matos e Deise Braga de Lima, do Projeto PsicoMães, que me procuraram a tomar a frente juntamente a elas. É preciso cuidar de quem cuida, o maior lema do Maio Furta-cor”, compartilha a vereadora Katsumi Yamaguchi, complementando que haverá feira de mães empreendedoras e bingo na Semana das Mães no Mercado Público.



Participe da Semana das Mães no Mercado Público!

Quarta-feira - 10 de maio

Das 8h às 18h - Feirinha do Mercado especial Semana das Mães

Lateral do Mercado Público Municipal

14h às 16h30min - Curso de Artesanato da loja Terra Nossa (02 e 03)

Praça de Alimentação

14h às 17h - Curso de Artesanato da loja Terra Nossa (01 e 04)

Mezanino do Mercado Público

14 de maio - Domingo Dia das Mães

11h às 17h - Programação musical especial



Mais da campanha Furta-cor



De acordo com o site da Maio Furta-Cor, esta consiste em uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Visa realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, quando se celebra nacionalmente o mês das mães. Os objetivos são sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas e estimular a construção de políticas públicas de saúde através de projetos de lei que instituam o Maio Furta-cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres mães.

São mais de 285 mulheres espalhadas pelo Brasil e em mais de 17 países na luta pela saúde mental materna em múltiplas e diversas frentes. A campanha existe desde 2020 e neste período já foram aprovadas mais de 30 leis Maio Furta-cor, das quais, três estaduais (Paraná, Sergipe e Distrito Federal). Informações adicionais em https://www.maiofurtacor.com.br/.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa