Concluída instalação de novos bancos no Terminal Urbano


Categoria Infraestrutura
Publicado em 20/05/2023




A comunidade precisa ter conforto ao aguardar os ônibus das linhas urbanas quando pretender ir para casa descansar ao fim de um dia cansativo de trabalho e de aula, ou depois de se deslocar ao Centro e comparecer a qualquer outro compromisso, como pagar contas e resolver pendências, ou simplesmente fazer compras ou passear em um dia de folga. Para proporcionar este ambiente mais agradável durante a espera, a prefeitura, através das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Obras, permanece com o desenvolvimento e vistoria das atividades de revitalização do Terminal Urbano de Transporte Coletivo.

O espaço passa por obras e melhorias de distinto gênero de reforma e revitalização. A fixação de novos bancos para acomodação do público iniciou na última semana de abril e foi concluída na quarta-feira (17 de maio). No total são 42 bancos. Até 4 de maio, 22 haviam sido instalados. As partes de serralheria e montagem da estrutura dos bancos, fabricados de madeira e ferro, são de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

A empresa terceirizada via licitação aos demais trabalhos de revitalização do Terminal Urbano, Servimetal Estruturas Metálicas Ltda., de Lages, mantém sua operação, inspecionada pelo departamento de Engenharia Civil da Secretaria de Obras. Pelo fiscal, engenheiro civil, Franco Schweitzer Mendes.

Em âmbito geral, as obras estão em torno de 90% concluídas. Os banheiros (vasos sanitários e mictórios, entre outras louças) estão praticamente prontos, com mais de 90% das obras terminadas.

Estão pendentes a colocação de parte do piso em concreto e parte do revestimento em ACM, finalização da iluminação e execução da pintura. A sigla ACM é a abreviação em inglês de Aluminium Composite Material e, traduzida ao português, significa Material Composto por Alumínio - duas camadas de alumínio e uma camada de polietileno de baixa densidade.

No piso haverá acessibilidade por guia e alerta para deficientes visuais, facilitando sua mobilidade com o piso tátil, que por sua vez fornece sinalização adequada por placas com relevos fixadas no chão. Por intermédio destes relevos, o deficiente visual ou pessoa com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente pelo local.

Será necessário firmar um termo aditivo no contrato com a empreiteira para o revestimento de pilares. Portanto, a empresa está aguardando a liberação deste aditivo e então cumprir suas obrigações de prestação. “As obras são permanentemente monitoradas e, as cobranças indispensáveis, efetuadas”, resume o engenheiro civil, Franco Schweitzer Mendes.

Os recursos financeiros públicos destinados às tarefas de sistema elétrico, troca do piso, reforma do telhado e estrutura da cobertura, reforma dos banheiros, implantação de acessibilidade, nova iluminação e pinturas interna e externa, chegam a R$ 464.209,70. A ordem de serviço foi assinada e entregue em junho de 2022.



Usuário do Terminal satisfeito



O senhor Sebastião Baldir, 70 anos, avistou a evolução dos aprimoramentos pelos servidores municipais no Terminal Urbano de Transporte Coletivo na tarde desta quinta-feira (18 de maio), enquanto o seu ônibus não saía para o bairro Guarujá, seu endereço. Na sua opinião, está a seu contento. “O novo Terminal está ficando nota 1.000, principalmente com os novos bancos. Quando sento num banco desse até me renova. A gente que é mais velho tem mais dificuldade, e antes tínhamos poucos bancos no Terminal.”

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa