Administração discute sistema de esgoto com investidores do Lages Garden


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 25/09/2013




Eles trataram da possibilidade de os empresários responsáveis pelos empreendimentos envolvidos aos arredores do shopping, e dele próprio, chegarem a um acordo e custearem a instalação de um emissário

A arquiteta Ludimila Martins, do Grupo Tenco, empresa administradora do shopping Lages Garden Center, seguiu de Belo Horizonte especialmente para acompanhar, em Lages, na tarde desta terça-feira (24), a reunião junto à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) sobre o sistema de recolhimento e lançamento de esgoto doméstico a ser utilizado pelo empreendimento. O sistema é tecnicamente denominado “emissário”, o tronco coletor e condutor de dejetos. O Garden tem, ainda, a intenção de reutilização da água, uma ideia de preocupação com os recursos naturais, seguida pela organização.
O shopping obedece a previsão de ser inaugurado já entre julho ou agosto de 2014, às margens da BR-282, próximo à rótula de acesso ao bairro Vila Mariza, na região leste da cidade. Em discussão estava a possibilidade de os empresários responsáveis pelos empreendimentos envolvidos aos arredores do shopping, e dele próprio, chegarem a um acordo e custearem a instalação de um emissário que carregue os resíduos para outro emissário, que está sendo construído no Ponte Grande.
Em vez de ter uma estação própria, como determina o Ministério Público (MP), as empresas fariam um emissário, o que irá gerar economia. “O gasto total de aproximadamente R$ 1,3 milhão seria cotizado. Reuniremo-nos novamente no dia 10 de outubro”, diz o secretário Benjamin Schultz. Para exemplificar, a estação do shopping custaria R$ 700 mil.

Emissário com modelo utilizado na Europa

O emissário das empresas atravessaria a avenida das Torres e passaria pela rede ferroviária, sendo instalado de uma modo inovador, como aconteceu com o Eurotúnel, que passa por baixo de Londres, na Europa, num percurso de 50 quilômetros. “A diferenciação está em fazer o emissário sem a utilização de valas, mas sim a partir de furos com brocas. Esse é o chamado método não destrutivo”, explica Benjamin, acrescentando servir também como uma inteligente e atrativa exposição turística.
O Eurotúnel (em inglês Channel Tunnel e em francês Le Tunnel sous la Manche) é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 quilômetros, atravessando o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. No Brasil, algo semelhante está sendo realizado pela Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), que está canalizando o combustível por baixo de rios no Vale do Itajaí.

Devido a prazos, caso necessário, ETE móvel poderá ser instalada

Conforme o secretário Benjamin Schultz, os diálogos avançaram. “A instalação do emissário do bairro deve corresponder à previsão de duração das obras da avenida Ponte Grande (dois anos), mas a inauguração do shopping foi adiantada e em vez de acontecer no dia 4 de setembro de 2014 poderá ocorrer em julho ou agosto. Ou seja, o emissário do Ponte Grande estará pronto em dois anos e o shopping precisa ser atendido dentro de um ano”, explica.
Do emissário do Ponte Grande os resíduos seguiriam para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Caça e Tiro. Mas, segundo Benjamin, se não houver tempo hábil para atender ao Garden e mais três empreendimentos aos arredores, entre eles o Hotel Afford e o loteamento do Grupo Cepar, a alternativa será a utilização de uma ETE móvel.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 29°C  MIN: 20°C
veja a previsão completa