CCZ captura e devolve tamanduá-mirim à natureza


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 29/01/2014




Com a ajuda de moradores do bairro Santa Helena, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lages capturou um exemplar de tamanduá-mirim e o devolveu à natureza, na semana passada.Aveterinária Geanice Ledo e o biólogo e coordenador do CCZ, Bruno Hartmann, avaliaram a saúde do animal.

Bruno é pós-graduado e especialista em manejo de animais silvestres e explica que a ação foi tranquila. “O morador que encontrou o tamanduá, o manteve abrigado até a nossa chegada. Constatamos ser um animal sadio e o devolvemos ao seu habitat”, explica. Ele não oferece riscos às pessoas, ao contrário. “O tamanduá-mirim é bastante perseguido por caçadores, sendo a principal ameaça contra a espécie. É um animal protegido por lei, mas vítima da caça ilegal”, alerta.

O coordenador do CCZ lembra que, assim como o Centro de Zoonoses,a Polícia Ambiental também executa esse tipo de recolhimento. “Agradecemos a comunidade por ter acionado a nossa equipe para resolver a situação, sem causar danos ao animalzinho”, relata Bruno.

O trabalho do CCZ vai além. O órgão trabalha com o controle e surgimento de animais sinantrópicos, peçonhentos, combate à dengue e, em casos como o do tamanduá-mirim, na captura e devolução à natureza.Os telefones do CCZ (49) 3223-0815 e 3225-1412 estão disponíveis ao cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa