Secretarias se unem para intensificar a proteção animal


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 21/02/2014




Desde o início de 2013, as Secretarias de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, por meio da Gerência de Proteção Animal, trabalham em ações que visam controlar a procriação de animais domésticos.Hoje existem emLages cerca de 90 mil cães e gatos, somando os domésticos, os considerados sem dono e os errantes.

Assecretarias estão prestes a iniciar o Programa Municipal de Controle de Procriação, com uma ação permanente de castração. “Vamos unir as duas estruturas para somar forças e o Centro de Zoonoses será a sede da Gerência de Proteção Animal”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristina Subtil, as duas pastas estão integradas para dar celeridade ao processo. “Este é um compromisso que o governo Elizeu Mattos assumiu. Já disponibilizamos de todo o material para os procedimentos cirúrgicos e de um grupo de profissionais. Agora dependemos da inclusão junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)”, declara.

Controle de natalidade de animais

A parceria junto àorganizações não governamentais (ONGs), a participação da comunidade, de agentes políticos, vereadores, Ministério Público, Sociedade Civil organizada e assecretarias municipaisgarantirá o iníciodo controle de natalidade de animais domésticos. “Estamos dando um passo firme na direção dos interesses públicos, um passo à frente, com cautela e responsabilidade,para continuar progredindo, sem receio de retrocesso”, afirma Hampel.

CCZ e Proteção Animal

Desde a criação da Gerência de Proteção Animal, os órgãos trabalham juntos para dar atenção especial a estes animais que precisam de atenção do poder público. Um exemplo foi a utilização de artefatos como rede, para içar cavalos doentes ou atropelados, que anteriormente eram erguidos por uma corda que se amarrava no animal, através de uma máquina, ignorando a dor que esse processo causava.

Outra ação foi a implantação do projeto de doação temporária de cavalos que não apresentam condições de saúde para o trabalho de tração ou transporte. “Este projeto se tornou modelo em Santa Catarina.Essaforma garante uma aposentadoria digna aos animais que prestaram serviços à sociedade, como os da Cavalaria da Polícia Militar de Lages”, conta Hampel.

Feiras de adoção de animais

As feiras de adoção de animais também foi um marco dos órgãos em 2013 e que darão continuidade à ação neste ano. “Os resultados sempre são positivos”, afirma o secretário.Para a adoção, na maioria cães, os bichos são microchipados, vermifugados e castrados. “Além disso, fazemos um trabalho junto ao setor de fiscalização do município, através de orientações sobre as formas de tratamento com os animais e encaminhando os mesmos para abrigos; em alguns casos aplicam-se multas e notificações aos donos”, explica.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa