Margem Limpa deve retirar duas mil toneladas de entulhos do Carahá


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 19/03/2014




Sábado (22), Dia Mundial da Água e do Rio Carahá, será realizada a segunda edição do Margem Limpa, pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Reunião organizacional para tratar o tema aconteceu nesta segunda-feira (17), no Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt, no Parque Jonas Ramos (Tanque). Pneus, lixo doméstico, animais mortos, arames, sacolas, garrafas e vidros são exemplos de materiais encontrados à beira do rio.

Os materiais recicláveis serão encaminhados à Coopercicla, enquanto orgânicos, como galhadas, seguirão para o Horto Municipal do bairro Várzea, e os materiais descartáveis e não recicláveis para o aterro sanitário, próximo à BR-282. Em 2013 foram recolhidas duas toneladas de resíduos em quatro horas de ação, número que deverá ser superado neste fim de semana, de acordo com o Meio Ambiente. “O grande desafio é conscientizar a população em relação à natureza, provar que este é um papel de cada um. Todos precisam se autocriticar e ensinar aos seus próprios filhos que é preciso cuidar do planeta, começando pela própria cidade”, frisa o secretário Mushue Hampel.

Equipes da secretaria, além de voluntários de instituições públicas e privadas, assumirão a causa ambiental e executarão o recolhimento de resíduos às margens do Carahá, em seus sete quilômetros aproximados, em trajetos urbanos de Lages. O ponto de partida do trabalho se concentrará às 7h30min no estacionamento do Fórum Nereu Ramos para então, às 8h, começarem os deslocamentos das equipes de limpeza que deverão atuar até o meio-dia.

Um evento feito com união

Além do Meio Ambiente, são parceiras as Secretarias de Águas e Saneamento (Semasa, que apresentará o Plano Municipal de Saneamento Básico) e da Educação, além da Defesa Civil, Comitê do Rio Canoas, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC - para quem foram solicitados 40 homens), protetores ambientais, Polícia Militar Ambiental e Instituto José Paschoal Baggio. Instituições de ensino também foram convidadas: Uniasselvi, Centro Universitário Unifacvest, Uniplac, Cedup Renato Ramos da Silva e Ifsc.



Como será

Em quatro semáforos de cruzamentos na via urbana, equipes de voluntários permanecerão chamando a atenção dos motoristas com faixas, folders e cartilhas educativas sobre o consumo correto da água. Componentes de instituições aleatórias farão parte das equipes, formadas por cerca de 30 pessoas. Serão quatro equipes, coordenadas, cada uma, por diretores da Secretaria de Meio Ambiente e estrategicamente distribuídas. Os participantes serão identificados com camisetas. Também haverá mascotes, entre eles, a Nascentina. O Meio Ambiente fará a distribuição de luvas e sacos de lixo e organização da frota de veículos.



Inovações na segunda edição

Na edição do ano passado, a operação foi realizada num domingo, em março, e com largada na Apae. Foram 153 participantes. “Este ano decidimos fazer num sábado, dia de intensa movimentação e de alto fluxo de trânsito, com maior visibilidade. Por isso solicitamos o trabalho dos agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran). Estamos inovando e, a partir deste ano, estamos contando com o apoio do Exército, que foi parceiro da Operação Dia D. Se ficar algo por fazer, na segunda-feira a equipe continuará o trabalho”, avisa Hampel.



Margem Limpa no Caveiras

De acordo com Hampel, a secretaria já recebeu solicitação para promover o Margem Limpa no rio Caveiras, onde há denúncias de um grande número de garrafas pet. “Pretendemos agir antes do início do inverno rigoroso”, revela.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 15°C
veja a previsão completa