Lages recebe exposição sobre 100 anos da Guerra do Contestado


Categoria Cultura
Publicado em 01/07/2014




A abertura ocorre nesta terça-feira, às 18h30min, no auditório da FCL. Haverá discussão sobre a exposição e o tema com a educadora Márcia Lisboa Carlsonn, do Museu Histórico de Santa Catarina

De 1º de julho a 1º de agosto o Museu Thiago de Castro (MTC), da Fundação Cultural de Lages (FCL), receberá a exposição Guerra do Contestado: 100 Anos de Memórias e Narrativas, promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A mostra é uma versão modular da exposição que ficou aberta à visitação entre outubro de 2012 e junho de 2013 no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. A abertura ocorre nesta terça-feira (1), às 18h30min, no auditório da FCL.

Haverá discussão sobre a exposição e o tema com a educadora Márcia Lisboa Carlsonn, do Museu Histórico de Santa Catarina. A coordenadora do MTC, Carla Souza, diz que o evento é aberto ao público e será emitida certificação. Para a montagem da exposição, que tem curadoria do pesquisador Fernando Romero, a equipe de técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC participou de estudos junto aos sítios históricos.

Foram visitados Taquaruçu (distrito de Fraiburgo), os municípios de Irani, Três Barras, Porto União, Matos Costa, Calmon e Lebon Régis, museus, arquivos e coleções nas cidades de Irani, Curitibanos, Campos Novos, Mafra, Porto União, Caçador, Matos Costa, Lebon Régis e Lages. O objetivo foi buscar subsídios para a construção das exposições temáticas e estabelecer contato com os agentes culturais. A FCC trabalhou com apoio de museus, universidades, municípios, fundações e outras entidades para a reunião do acervo exposto.

Entre os colaboradores estão o Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado (Caçador), Museu Josette Dambroski (Matos Costa), Grupo Resgate (Calmon), Universidade do Contestado (Mafra), Museu Thiago de Castro (Lages), Prefeitura de Mafra, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Fundação Hassis (Florianópolis), além do próprio Museu Histórico de Santa Catarina. Grupos que desejarem fazer visitação à exposição devem agendar horário pelo telefone 3222-7603 ou 9924-1773, com Carla Souza.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa